Decreto de Bolsonaro que flexibilizava porte de armas é derrubado na CCJ do Senado
Integrantes da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) derrubaram nesta quarta-feira (12) o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que flexibilizava as normas para portas armas no Brasil. Apesar do relator Marcos do Val ter dado parecer contrário aos vetos, 15 foram contra o decreto – nove foram a favor. A matéria ainda deve […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Integrantes da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) derrubaram nesta quarta-feira (12) o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que flexibilizava as normas para portas armas no Brasil.
Apesar do relator Marcos do Val ter dado parecer contrário aos vetos, 15 foram contra o decreto – nove foram a favor. A matéria ainda deve ir ao plenário para votação de todos os 81 senadores, o que pode ocorrer hoje.
Ao todo, foram analisados sete projetos de decreto legislativos, que ao serem aprovados tornaram sem efeito o decreto presidencial que previa, entre outras questões, o aumento do limite de munições compradas por ano de 50 para 5 mil.
Debates
O debate sobre a flexibilização do Estatuto do Desarmamento dividiu a opinião dos parlamentares, com opositores do decreto de Bolsonaro classificando o ato do presidente como inconstitucional, e apoiadores da questão colocando as interposições dos deputados federais na mesma situação.
Como argumento contrário a flexibilização, foi citado o Atlas da Violência, publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontando que 71% dos homicídios ocorridos no país envolvem armas de fogo.
Os projetos aprovados pela CCJ são assinados pelos senadores Eliziane Gama (Cidadania-MA), Fabiano Contarato, Humberto Costa (PT-PE), Jaques Wagner (PT-BA), Jean Paul Prates (PT-RN), Paulo Paim (PT-RS), Paulo Rocha (PT-PA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Rogério Carvalho e Zenaide Maia (Pros-RN).
*com Agência Senado
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Caminhão estraga e interrompe trânsito em rotatória na Via Park
Trânsito ficou interrompido no local
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Motociclista sofre queda ao desviar de buraco e morre arrastado por carreta
O rapaz seguia em uma moto Honda CG pela Avenida
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.