Pular para o conteúdo
Política

Cota Zero no MT causa polêmica e deputados vêm ao MS conhecer lei

O Governo de Mato Grosso apresentou projeto de Lei na Assembleia Legislativa propondo uma nova Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Pesca. A proposta tem causado grande polêmica no estado vizinho e a Casa de Leis criou uma Comissão Especial com sete deputados, sendo que quatro visitam MS nos dias 16 e 17 deste mês, […]
Arquivo -
Deputado Cabo Almi (PT) comunicou vinda de Comissão Parlamentar de MT. (Luciana Nassar
Deputado Cabo Almi (PT) comunicou vinda de Comissão Parlamentar de MT. (Luciana Nassar

O Governo de Mato Grosso apresentou projeto de Lei na Assembleia Legislativa propondo uma nova Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável de . A proposta tem causado grande polêmica no estado vizinho e a Casa de Leis criou uma Comissão Especial com sete deputados, sendo que quatro visitam MS nos dias 16 e 17 deste mês, para conversar com pescadores e a comunidade. 

Em Mato Grosso do Sul, o governo estudou desde 2015 a   e em fevereiro deste ano, publicou decreto mantendo cota de 5 quilos de pescado para serem levados pelos pescadores não-profissionais e aumentando as medidas mínimas para captura de exemplares.

Com o decreto, pescadores de bloquearam o rio por onze dias. O protesto fez com que o governo adiasse para fevereiro de 2020 a cota zero para pesca amadora nos rios de Mato Grosso do Sul.

O deputado estadual Cabo Almi (PT) comunicou ao presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB) em sessão nesta quinta-feira (12), sobre a visita dos parlamentares de Mato Grosso. Fazem parte da comissão, os seguintes deputados: Wilson Santos (PSDB), Ondanir Bortolini (PSD), Janaína Riva (MDB), Dr. Eugênio (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Elizeu Nascimento (DC) e Paulo Araújo (PP). Almi não soube dizer quais deles visitarão o Estado. 

No estado vizinho, a proposta apresentada pelo governo autoriza o pescador a retirar do rio 150 quilos de pescado por semana, mas o pescador não pode transportar o peixe. Tem que comer o pescado no barranco do rio.

Segundo o deputado, o projeto no estado vizinho tem causado muita polêmica. “Eles estão realizando audiências públicas e criaram uma comissão para visitarem MS e Goiás”.

A visita inicia na próxima segunda-feira (16) em . Os quatro parlamentares vão conhecer o pesqueiro 21 e também, Anastácio. “Depois, eles seguem para Corumbá. Eles ficam no Estado e na terça-feira, o Corrêa disse querer reunir os 24 deputados daqui para conhecer os colegas de Mato Grosso”.

A reunião na Casa de Leis está marcada para terça-feira (17), às 9h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preso foge durante instalação de tornozeleira eletrônica na fronteira com MS

Mulher é presa acusada de queimar grávida viva após desentendimentos na fronteira com MS

Atlético supera expulsão, vence Bucaramanga e sai em vantagem na Sul-Americana

santa casa hospitais

Psicóloga é agredida por paciente durante atendimento na Santa Casa de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Unindo emoção e valorização da cultura pantaneira, Aquidauana recebe Torneio de Pesca Esportiva Viva Pantanal

Últimas Notícias

Trânsito

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

Ferro solto estourou o pneu do carro provocando o acidente

Bastidores

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Parlamentar de MS criticou demora de Lula em negociar e vai pessoalmente aos EUA

Sérgio Cruz - O dia na história

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

O GT será coordenado pelo chefe da Casa Civil, Nicola Miccione

Trânsito

Morre mulher que sofreu acidente de motocicleta em anel viário de MS

Socorristas tentaram reanimação, mas mulher não resistiu