A Câmara Municipal de Campo Grande realizará no próximo dia 20 de fevereiro, próxima quarta-feira, às 14h, para discutir o aumento tarifário expressivo nas contas de energia elétrica geridas pela . O edital de convocação da audiência foi publicado nesta quarta-feira (13) no Diogrande.

A audiência acontecerá no Plenário Olivia Enciso da Câmara Municipal, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n. 1600, Jatiúka Park.

No último dia 25 de janeiro, o vereador Valdir Gomes (PP) convocou uma reunião com os parlamentares, o MP-MS (Ministério Público Estadual), do Procon-MS (Superintendência Estadual para Orientação e Defesa do Consumidor), Procon de Campo Grande, governo do Estado e da própria Energisa.

Na ocasião, o coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz, declarou que não houve aumento tarifário. Segundo ele, os valores mais altos são decorrentes de maior consumo, principalmente porque em dezembro fez mais calor e que janeiro já foi considerando o mês mais quente do século.

“Além disso, é uma época em que as pessoas estão mais em casa, o que também aumenta o consumo. E estudos demonstram que o próprio calor faz com que eletrodomésticos consumam mais energia, como geladeiras”, descreveu.

O titular do Procon-MS, Marcelo Salomão, contestou a afirmação da concessionária. Para ele, a hopótese de aumento no consumo – e nao no valor do KW/h – é improvável, porque há provas de consumidores que mantiveram o mesmo valor de kw/h, mas que tiveram aumento expressivo na conta. “Nós acreditamos que há erro na cobrança”, concluiu.