Com Tereza e Reinaldo, Brasil firma acordo para fortalecer controle sanitário na fronteira
Memorando de entendimento sobre temas nas áreas sanitárias animal e vegetal foi firmado nesta terça-feira (09) pelo Brasil com o Paraguai, em agenda com a ministra Tereza Cristina e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em Assunção, no Paraguai. O acordo trata de temas como vazio sanitário, uso de defensivos agrícolas, época de plantio de soja […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Memorando de entendimento sobre temas nas áreas sanitárias animal e vegetal foi firmado nesta terça-feira (09) pelo Brasil com o Paraguai, em agenda com a ministra Tereza Cristina e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em Assunção, no Paraguai.
O acordo trata de temas como vazio sanitário, uso de defensivos agrícolas, época de plantio de soja e a construção de um banco de vacinas público de aftosa entre os dois países, e foi firmado no encontro com o ministro da Agricultura paraguaio, Denis Lichi.
“Tratamos de assuntos de interesse entre os dois países na área sanitária animal e vegetal visando os mercados que temos em conjunto e que poderemos aumentar essa abertura de mercado entre os nossos países”, informou a ministra. De acordo com ela, haverá nova reunião a cada quadrimestre para os dois países avançarem nos temas pactuados.
Titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck adiantou que o acordo auxiliará MS no projeto de conquistar o status de área livre de aftosa sem vacinação em 2021.
“Foi acertado, primeiro, uma transferência de informações de produtores brasileiros e paraguaios, um controle dessas propriedades integradas, principalmente na zona de fronteira, 15 quilômetros para cada um dos lados”, detalhou. Segundo o secretário, foi estabelecido também um cronograma de ações para que se tenha sanidade animal e um controle integrado das fronteiras.
Acompanharam a comitiva de MS ao país vizinho o vice-governador Murilo Zauith, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, e os secretários de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.
Segurança aos pecuaristas
Credibilidade e segurança aos pecuaristas por meio do reforço integrado dos dois países é a expectativa do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, João Guilherme Leal, em relação ao memorando. Na avaliação dele, os acordos reforçam controle nas fronteiras envolvendo questões sanitárias em cadeias como a pecuária de corte.
Já na área vegetal, explicou o secretário, o foco é na cadeia produtiva da soja, no controle da ferrugem asiática. Estão previstos ainda benefícios no controle das doenças animais e pragas vegetais.
“Também nos fortalece do ponto de vista das exportações. O serviço sanitário dos dois países mais forte nos dá condições para ampliar o mercado nesse momento importante em que o Mercosul fechou acordo com a União Europeia”, avaliou. (Com assessorias)
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.