Com 6 estados em calamidade, Governo de MS comemora salários em dia e investimentos

Diante da onda de decretos de calamidade financeira deflagrada por seis novos governadores que tomaram posse neste ano, o Governo de Mato Grosso do Sul comemorou estar no “seleto grupo” dos que estão com salários em dia e investimentos em áreas prioritárias. Por outro lado, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Norte, Rio Grande […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Com 6 estados em calamidade, Governo de MS comemora salários em dia e investimentos
Foram R$ 120 milhões no MS Mais Seguro. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Diante da onda de decretos de calamidade financeira deflagrada por seis novos governadores que tomaram posse neste ano, o Governo de Mato Grosso do Sul comemorou estar no “seleto grupo” dos que estão com salários em dia e investimentos em áreas prioritárias. Por outro lado, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso não têm condições de cumprirem seus compromissos.

Com o decreto de calamidade, os governos estaduais podem parcelar dívidas com fornecedores, atrasar a execução de despesas e ficam até mesmo dispensados de realizar algumas licitações. Embora a dificuldade nesses locais impeça até mesmo o pagamento dos salários dos servidores, esses estados ainda não estão aptos a receberem ajuda da União.

Conforme o jornal O Estado de S.Paulo, o Tesouro Nacional informou que nem Rio Grande do Sul, nem Minas Gerais, nem Roraima, nem Rio Grande do Norte, nem Mato Grosso – e nenhum outro Estado, além do próprio Rio de Janeiro, são elegíveis ao regime de recuperação.

Enquanto isso, o Governo de Mato Grosso do Sul divulgou em seu site oficial, nesta sexta-feira (18), um balanço com os investimentos feitos na gestão Reinaldo Azambuja (PSDB) nas áreas da Saúde, Segurança, Educação e Obras.

Saúde

Estão em construção os hospitais regionais de Três Lagoas e Dourados. O Hospital do Trauma, anexo à Santa Casa de Campo Grande, ficou pronto após 21 anos. Coxim e Naviraí ganharam núcleo de hemodiálise. A Caravana da Saúde realizou mais de 500 mil atendimentos e 60 mil cirurgias.

Segurança

Foram investidos R$ 120 milhões por meio do programa MS Mais Seguro, com a aquisição de 740 viatura, coletes individuais, armas, munições e implantação de videomonitoramento, além de mais de 7 mil promoções, nomeações de delegados, realização de concursos e chamamento de novos policiais civis e militares e bombeiros militares.

Mato Grosso do Sul registrou queda de 10% nos crimes em 2018, na relação com o ano anterior, de acordo com dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Educação

Houve melhorias em mais de 260 escolas, implantou unidades de ensino em tempo integral, matrícula 100% digital e o Mira Educação, que informa a ausência do aluno aos pais. O resultado foi a melhora na qualidade dos alunos das escolas estaduais em todas as etapas de ensino, conforme os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Conteúdos relacionados

pardal denúncias
Juliano Ferro depoimento