Pular para o conteúdo
Política

PDV: Governo oferece 30% de indenização por ano trabalhado para 53 mil servidores aptos

Secretário de Governo da gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), Eduardo Riedel explicou nesta terça-feira (19) ao deixar a reunião com os deputados estaduais na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) que o projeto de lei que estabelece o PDV (Programa de Desligamento Voluntário) entregue hoje na Casa prevê uma indenização de 30% da […]
Arquivo -

Secretário de Governo da gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), Eduardo Riedel explicou nesta terça-feira (19) ao deixar a reunião com os deputados estaduais na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) que o projeto de lei que estabelece o PDV (Programa de Desligamento Voluntário) entregue hoje na Casa prevê uma de 30% da remuneração mensal permanente por ano de efetivo exercício do servidor.

O Estado contabiliza que 47 categorias e 53 mil servidores estão aptos para aderirem ao programa, o que não significa que exista uma expectativa de número de adesões. No entanto, o limite para a indenização é de até dez anos de serviço público estadual.

Riedel garante que o projeto não pressiona os servidores a pedirem demissão. “Não se trata de ser interessante àqueles que não querem retornar para oito horas de trabalho. Existem outras situações em que o servidor pode querer pedir demissão e nós estamos oferecendo esse Programa”, disse.

“O projeto de lei acompanha o decreto das oito horas e tem a ver com o processo de modernização do Estado, trazendo economia à administração pública com menos horas extras e contratação de novos servidores”, explicou.

Além da indenização, os servidores que mantém plano de saúde, Cassems ou Unisaude, terão custeio mensal de até um ano após a exoneração do valor correspondente ao que seria devido ao plano a título de contribuição patronal.

Os servidores interessados deverão fazer requerimento à SAD (Secretaria Estadual de Administração) e a análise do pedido será realizada em até 45 dias.

Não podem participar do PDV servidores em estágio probatório, que estejam afastados do trabalho, que realizem especialização custeada pelo Estado e entre outras situações. Após a exoneração, o servidor não poderá ser nomeado no governo dentro de um período de dois anos, mesmo tempo em que a vaga desocupada não poderá ser preenchida pela administração pública.

Ridel explicou que o governo vai parcelar a indenização a ser paga aos servidores, mas que Banco do deve criar uma linha de crédito para adiantamento do valor integral da indenização.

Tramitação

Após apresentado, o projeto deve ser analisado pelos deputados. O governo não pediu regime de urgência na Casa para apreciação do PDV. Caso aprovado, o projeto entrará em vigor assim que sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja.

Estiveram na entrega do projeto os secretários de Administração Roberto Hashioka, o secretário especial de articulação política Sérgio de Paula e a Procuradora-Geral do Estado Fabíola Marquetti Sanches Rahim.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com gols de Maicon e Vegetti, Vasco supera Vitória que afunda na tabela do Brasileirão

Confira os números sorteados nas Loterias Caixa neste sábado em seis modalidades

Fortaleza impõe goleada histórica sobre o Juventude e respira no Brasileirão

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Atacante holandês tentou uma cavadinha em cobrança de pênalti quando o placar ainda não havia sido aberto, mas acabou defendido pelo ex-goleiro corinthiano Walter

Cotidiano

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) revelam que em 2025, 88 postos em MS foram fiscalizados, sendo 22 deles autuados por irregularidades

Esportes

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Time de Bragança Paulista tem 17 pontos, um à frente do Palmeiras que domingo fará o clássico paulista diante do São Paulo, também pela oitava rodada

Cotidiano

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

"In Illo uno unum" são as palavras, pronunciadas em um sermão por Santo Agostinho, que o Pontífice escolheu como seu lema episcopal. Uma referência ao Bispo de Hipona também no brasão, com a imagem de um livro fechado sobre o qual repousa um coração transpassado por uma flecha