Barragens de MS passaram por 'ampla vistoria' há dois anos, diz secretário
(Foto: Arquivo/)

O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, afirmou que as barragens de minério de Mato Grosso do Sul passaram por uma “ampla vistoria” há dois anos. A declaração veio após o rompimento da barragem da Vale Mina Feijão, em , região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Em Brasília para agenda com os ministros ao lado do governador Reinaldo Azambuja, Verruck lamentou o ocorrido e aproveitou para salientar que o Estado tem cumprido com determinação do governo federal, dada depois da tragédia de Mariana (MG), há três anos.

“O desastre ambiental de Mariana deveria ter servido para um processo de aprendizado, já que no Brasil inteiro houve uma orientação do Governo Federal para que se fizesse a verificação de todas as barragens”, declarou o secretário por meio de sua assessoria.

De acordo com Verruck, a partir das orientações feitas pelo governo federal através do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), o Governo do Estado, por meio do Imasul Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), faz um trabalho rotineiro de segurança de barragens. A última ocorreu há dois anos.

“Naquela oportunidade verificamos que as barragens não apresentavam nenhum tipo de risco e todas estavam devidamente licenciadas e dentro do padrão”, completou. As mineradoras em Mato Grosso do Sul também são da Vale e ficam em Corumbá.

Brumadinho

O rompimento da barragem Mina Feijão ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (25) e o mar de lama atingiu a região fica próximo do córrego do Feijão, na altura do km 50 da rodovia MG-040. Nesta tarde os dejetos chegaram o rio Paraopeba.

O Corpo de Bombeiros de estima que o desastre possa ter gerado 200 vítimas. Porém, até agora apenas duas mulheres que foram feridas foram socorridas para o Hospital João XXIII, na região, e estão estáveis, de acordo com informações da Globo News.

Segundo a mineradora, a Barragem VI – córrego do Feijão foi construída em 1991 e comportava 1 milhão de metros³ de rejeitos.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) visitará o local do rompimento na manhã de sábado (26) para acompanhar o trabalho de resgate das vítimas. O presidente deve se deslocar para a região amanhã às 8h (horário de Brasília).

Mais cedo, pelo twitter, Bolsonaro afirmou que determinou a ida dos ministros do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e também do Secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, a Brumadinho para avaliar os estragos com o rompimento de uma barragem da Vale.