Política

Assembleia prepara festa dos 40 anos da 1ª Constituinte de MS

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB), fez a leitura, durante a sessão desta quarta-feira (27), de ato que institui uma comissão mista para organização do calendário de festividades dos 40 anos da promulgação da 1ª Constituição Estadual e dos 30 anos da 2ª Constituição Estadual. O Legislativo de […]

Richelieu Pereira Publicado em 27/03/2019, às 12h45 - Atualizado em 15/07/2020, às 04h16

Primeiros deputados de MS. (Foro: Divulgação/ALMS)
Primeiros deputados de MS. (Foro: Divulgação/ALMS) - Primeiros deputados de MS. (Foro: Divulgação/ALMS)
Assembleia prepara festa dos 40 anos da 1ª Constituinte de MS
Primeiros deputados de MS. (Foro: Divulgação/ALMS)

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB), fez a leitura, durante a sessão desta quarta-feira (27), de ato que institui uma comissão mista para organização do calendário de festividades dos 40 anos da promulgação da 1ª Constituição Estadual e dos 30 anos da 2ª Constituição Estadual.

O Legislativo de MS, inclusive, tem origem na instalação da Assembleia Estadual Constituinte, para elaborar a primeira Constituição do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul pelo então Presidente da República, General Ernesto Geisel. No dia 1º de janeiro de 1979 foram empossados os 18 deputados constituintes.

Para celebrar este acontecimento, estão previstos os lançamentos da Constituição Estadual Comentada e Anotada, Selo Comemorativo e do canal aberto da TV Assembleia. Solenidades para homenagear ex-deputados constituintes e celebrar os 40 anos da divisão do Estado também fazem parte da programação.

Os parlamentares pretendem, ainda, reconhecer o serviço prestado por servidores e entregar um prêmio de jornalismo aos profissionais que atuam na cobertura da Assembleia. Deve ser elaborado um livro rememorando a trajetória do parlamento estadual e criada uma exposição com acervo de fotos e objetos.

Corrida, caminhada, festa junina e outras celebrações serão realizadas como forma de aproximar a população da Casa de Leis. Até a próxima semana, serão formalizados os nomes dos deputados e técnicos que irão compor a comissão mista que conduzirá os trabalhos.

História

Durante o período em que os parlamentares estiveram trabalhando na criação da Carta Magna, cujo relator foi o deputado Ramez Tebet, o Governador nomeado, engenheiro Harry Amorim da Costa, administrou Mato Grosso do Sul através de decretos-lei até a promulgação da Constituição, no dia 13 de junho de 1979, data em que se comemora a Retomada de Corumbá.

Confira os nomes dos integrantes dos deputados constituintes: Alberto Cubel, Ary Rigo, Cecílio Gaeta, Getúlio Gideão, Horácio Cerzósimo, Londres Machado, Odilon Nacasato, Onevan de Matos, Osvaldo Dutra, Paulo Saldanha, Ramez Tebet, Roberto Orro, Rudel Trindade, Sérgio Cruz, Sultan Rasslan, Valdomiro Gonçalves, Walter Carneiro e Zenóbio dos Santos.

Jornal Midiamax