Vereador disse que “Campo Grande teve importante papel” na prisão de Lula

Um dia após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de negar o habeas corpus do ex-presidente Lula (PT), o vereador Vinícius Siqueira (DEM) declarou que “Campo Grande teve papel importante nisso”, se referindo às manifestações contra o petista na capital.

A declaração foi feita durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Campo Grande desta quinta-feira (5). Siqueira ocupou a tribuna por alguns minutos e começou a discorrer sem citar o ex-presidente.

“Campo Grande teve papel importante nisso, principalmente pelas manifestações pelo impeachment da [ex-presidenta] Dilma, que tiveram bastante importância no combate à esquerda”, afirmou o democrata.

Siqueira prossugiu afirmando que “a decisão do STF põe na prisão bandidos condenados na segunda instância”. Ele ainda disse esperar que Lula fique “bem longe” da administração pública, e que pague pelos seus atos na prisão.Vereador Siqueira comemora decisão contra Lula e destaca manifestações

Julgamento e prisão

No julgamento da Suprema Corte, seis ministros votaram contra o habeas corpus, e cinco a favor. O voto definitivo ficou com a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, quando o plenário da casa estava empatado.

Apesar da decisão contra o habeas corpus nesta quarta-feira (4), Lula não deve ser preso de imeadiato. A prisão depende de um mandado a ser expedido pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, autor da sentença que condenou Lula.

O ex-presidente foi condenado a 12 anos de prisão, por conta do processo que envolve o triplex do Guarujá, em São Paulo. O petista é acusado de receber o apartamento como forma de propina paga por empreiteiras.