Suplente vai à Justiça Eleitoral para cassar mandato de vereador da Capital
Lucas de Lima foi condenado por apropriação indébita
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Lucas de Lima foi condenado por apropriação indébita
O ex-vereador Eduardo Cury (SD) entrou com uma petição para que seja analisada a condenação do correligionário e vereador de Campo Grande Lucas de Lima, que foi condenado a um ano e quatro meses de prisão por apropriação indébita e cujo trâmite foi dado como transitado em julgado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Caso seja mantido o entendimento do STJ, Lucas de Lima perde seus direitos políticos, como preconiza a Constituição Federal, o que o impede de seguir com seu cargo de parlamentar. “Condenação criminal é caso de perda dos direitos políticos quando transitado em julgado até o cumprimento da pena”, afirma o ex-juiz eleitoral Ary Raghiant Neto.
Com isto em vista, quem herdaria a cadeira no Legislativo da Capital seria o suplente Eduardo Cury, que tem uma petição sob análise do juiz eleitoral Olivar Augusto Roberti Coneglian, que substitui o titular da 44ª Zona Eleitoral, José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, que está de férias.
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, Olivar Coneglian recebeu o processo na tarde de quinta-feira (11) e deve dar sua sentença nos próximos dias.
Eduardo Cury está confiante na conquista da vaga. “Tudo indica que sim. [O processo] está transitado em julgado. É uma decisão técnica que está na mão do juiz”, afirmou nesta quinta (11) em entrevista à reportagem.
Lucas de Lima, por sua vez, ataca as intenções do seu suplente e acredita que dará a volta por cima. “É um direito dele. Não ganhou nas urnas e quer ganhar assim, aliás de novo”, disparou. “Se der algo, vamos recorrer. Tenho também esse direito. Mas acredito na justiça e a vários entendimentos sobre o assunto. Várias jurisprudências a meu favor. Vamos ver”.
Como lembrado por Lucas, na Legislatura passada, Eduardo Cury herdou a vaga na Câmara após Paulo Pedra (PDT) ter sido cassado por compra de votos. Em 2016, mesmo com 3.161 votos, sendo o 18º colocado no pleito, Cury ficou de fora por não ter obtido o coeficiente eleitoral suficiente e acabou caindo para a 30ª posição, e assim primeiro suplente da coligação do partido Solidariedade.
O Caso
Radialista e ex-sócio de uma pizzaria, Luiz Carlos Correio de Lima, o Lucas de Lima, como é mais conhecido, foi condenado em 2012 pela 5ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande a um ano e quatro meses de prisão, que foram convertidos na prestação de serviços comunitários.
O vereador era fiel depositário da Justiça do Trabalho em Campo Grande e utilizou bens da pizzaria para o pagamento de dívidas indevidamente, o que gerou o processo por apropriação indevida. À Justiça, o radialista famoso pelo programa ‘Amor Sem Fim’, confessou ter cometido a infração, mas alegou que não houve dolo, ou seja, não foi intencional.
Lucas de Lima recorreu ao Tribunal Regional da 3ª Região, em São Paulo, onde os desembargadores mantiveram a sentença contra o parlamentar, publicada em fevereiro de 2016. O próximo passo foi recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), cuja apelação foi rejeitada pelo ministro Antonio Saldanha Palheiro, em meados do ano passado, e publicada em dezembro.
(Fotos: Cleber Gellio e Izaiaias Medeiros)
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.