Sem Lula, disputa por vaga no segundo turno se acirra, diz pesquisa

Com petista fora da disputa, Bolsonaro assume liderança

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com petista fora da disputa, Bolsonaro assume liderança

Com a condenação de Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância, as pesquisas de intenção de voto começam a traçar cenários sem a presença do ex-presidente. Nesta situação, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) assumiu a liderança na disputa, segundo pesquisa Datafolha.

Levantamento realizado na segunda-feira (29) e na terça (30) mostra que, caso o ex-presidente seja barrado pela Lei da Ficha Limpa, seus votos ficariam pulverizados entre diversos nomes e a briga pelo segundo lugar seria acirrada.

Bolsonaro lidera o principal cenário sem a presença de Lula, com 18% das intenções de voto. Ele aparece à frente de Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Luciano Huck (sem partido).

Marina lidera o segundo pelotão, com 13%. Ciro (10%), Alckmin (8%) e Huck (8%) estão tecnicamente empatados.

O Datafolha fez 2.826 entrevistas em 174 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.

Apesar de aparecer como primeiro colocado nessa situação, Bolsonaro parou de crescer. Ele oscilou negativamente em todos os quadros apresentados na pesquisa, em comparação com o levantamento de novembro.Sem Lula, disputa por vaga no segundo turno se acirra, diz pesquisa

No início de janeiro, reportagens da “Folha de S.Paulo” revelaram que o patrimônio de Bolsonaro e de sua família se multiplicou depois que ele entrou na política, e que o deputado recebe auxílio-moradia da Câmara apesar de ser dono de apartamento em Brasília.

No segundo turno, Bolsonaro seria derrotado tanto pelo ex-presidente Lula (49% a 32%) quanto pela ex-senadora Marina Silva (42% a 32%).

O petista lidera o primeiro turno em todos os cenários em que seu nome é apresentado, com apoio de 34% a 37% do eleitorado. No segundo turno, venceria Alckmin e Marina, além de Bolsonaro.

O percentual de eleitores que dizem que não votariam em um candidato apoiado pelo ex-presidente subiu de 48%, em novembro, para 53%. Outros 27% dizem que o apoio de Lula influenciaria a escolha “com certeza”, e 17% afirmam que “talvez” votassem no nome indicado por ele.

A saída de Lula da disputa impulsiona principalmente Marina Silva e Ciro Gomes. Ao comparar cenários com e sem a participação do ex-presidente, Marina passa de 8% para 13%, enquanto Ciro cresce de 6% para 10%.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições