Relator vota pela condenação de Lula por corrupção em contratos da Petrobras
Julgamento passa de cinco horas de duração; relator ainda vota
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Julgamento passa de cinco horas de duração; relator ainda vota
O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do recurso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo do tríplex, considerou o ex-presidente culpado por crime de corrupção envolvendo contrato fraudulento em consórcio da Refinaria Abreu Lima da Petrobras, em Pernambuco. Neste momento, ele analisa acusação de que houve lavagem de dinheiro no uso desse dinheiro para aquisição do triplex.
“O tríplex era de Lula e a transferência só não foi feita porque faz parte do processo de ocultação. Há todos os elementos para a incriminação do ex-presidente”, argumenta Gebran Neto.
Segundo Gebran, o fato de o imóvel estar em propriedade, ao menos formalmente, da OAS é justamente o que caracteriza a ocultação do real dono do tríplex e a consequente lavagem de dinheiro. O desembargador considerou que a construtora acabou atuando como laranja de Lula.
O relator do caso do tríplex, Lula “tinha ciência” de que o imóvel estava “reservado” para si, “sem que tivesse vertido recurso para tal aquisição.” Para Gebran, Lula e familiares “estiveram na unidade solicitando modificações (…) que não apenas foram feitas, mas foram vistoriadas.”
Gebran manteve a absolvição dos executivos da OAS Fábio Hori Yonamine, Roberto Moreira Ferreira e Paulo Roberto Valente Gordilho, com base no depoimento do ex-presidente da empresa, Léo Pinheiro, que também é réu no processo.
E manteve a absolvição de Lula no trecho da acusação sobre a manutenção do acervo presidencial, supostamente paga pela OAS como propina.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.