Pular para o conteúdo
Política

Reinaldo propõe fechar as fronteiras com Bolívia e Paraguai para combater tráfico

Tucano revelou gastos milionários de MS com presos pelo tráfico
Arquivo -

Tucano revelou gastos milionários de MS com presos pelo tráfico

Diante dos prejuízos causados pelo tráfico de drogas ao Estado, o governador de Mato Grosso do Sul, (PSDB), defendeu o fechamento das fronteiras com a Bolívia e o Paraguai para evitar a entrada de entorpecentes e armas no país, em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo nesta terça-feira (16).

O governador afirma que o Estado gasta R$ 127,3 milhões ao ano com presos pelo tráfico e que a construção de presídios não é uma “solução definitiva”. “Nossas fronteiras estão escancaradas, potencializando Mato Grosso do Sul como corredor do narcotráfico. Os altos índices de crimes não resultam só no estrangulamento do sistema carcerário, mas contribuem também para a hipertrofia do sistema judiciário”, argumenta.

Diante disso, Reinaldo propõe “atacar o problema em sua raiz”, com o fechamento das fronteiras. “Coibir a entrada de drogas por nossas fronteiras é muito mais eficaz do que mobilizar as forças de segurança para a apreensão nos centros consumidores”

De acordo com o chefe do Executivo estadual, em seis anos, de 2012 a 2017, as apreensões de drogas realizadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e o Departamento de Operações de (DOF) do Estado saltaram de 87 toneladas para 427 toneladas. Para ele, o esforço para combater o tráfico impede que os policiais estejam nos municípios para proteger a população.Reinaldo propõe fechar as fronteiras com Bolívia e Paraguai para combater tráfico

“Se todos os policiais deslocados para vigiar as fronteiras estivessem nas ruas das cidades, certamente as estatísticas de furtos, roubos e homicídios não seriam tão alarmantes”, defende. O chefe do Executivo também aponta que as prisões dos envolvidos com tráfico causam superlotação nos presídios do Estado.

“De outro, o número de presos, incluindo sentenciados por tráfico de armas e outros crimes transnacionais, chegou a 7.246, elevando a população carcerária para 16.224 presos, cumprindo pena em um sistema com capacidade para 7.327 condenados. Cerca de 40% dos presos custeados pelo Estado foram sentenciados por crimes federais”, diz Reinaldo.

“Não há dúvida de que o precisa de nova política de segurança pública, buscar uma estratégia que possa quebrar os elos da criminalidade, compreendendo que os custos de manutenção da atual massa carcerária, em apenas sete meses, seriam suficientes para construir um novo presídio. É preciso haver ações sociais. Não temos dúvida de que a solução está em reduzir a criminalidade e impedir que a droga e a arma atravessem nossas fronteiras”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PGR pede condenação de acusados pelo assassinato de Marielle Franco

Policiais e guardas passam por capacitação para atendimento a mulheres vítimas de violência

INSS vai ressarcir aposentados e pensionistas com valores corrigidos pela inflação

Carreta carregada de soja tomba e carga fica espalhada na divisa entre MS e SP

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

‘Grande amigo do Brasil’: governo Lula lamenta a morte de Pepe Mujica

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Cia Cisco traz espetáculo inédito a Campo Grande no próximo fim de semana

Cia. de teatro de São Paulo apresenta gratuitamente o premiado espetáculo "Huma/"

Política

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Antigos gestores irão responder as perguntas da CPI, que investiga possíveis irregularidades no contrato bilionário de concessão

Cotidiano

Praça Ary Coelho recebe evento para homenagear Dia das Mães e o Povo Paraguaio

Local terá feira criativa e apresentações culturais nesta quarta-feira (14), a partir das 17h

Política

Hackers invadem site da prefeitura de Japorã e publicam fake news sobre morte de Lula 

Prefeitura Municipal informou que acionou a polícia para que caso seja investigado