Projeto apresentado tenta proibir cirurgia de retirada de cordas vocais em animais

O deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) apresentou ao plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (11), o projeto de lei que proíbe as cirurgias de cordectomia e onicectomia nos animais, que nada mais são que as retiradas das cordas vocais e das garras. As cirurgias inibem o latido dos cães e o miado dos gatos. O […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Projeto apresentado tenta proibir cirurgia de retirada de cordas vocais em animais
Marcio Fernandes apresentou o projeto. Ele também é médico-veterinário. (Foto: Victor Chileno)

O deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) apresentou ao plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (11), o projeto de lei que proíbe as cirurgias de cordectomia e onicectomia nos animais, que nada mais são que as retiradas das cordas vocais e das garras.

As cirurgias inibem o latido dos cães e o miado dos gatos. O texto do projeto contempla ainda que só seriam permitidas, as cirurgias indispensáveis à saúde do animal com avaliação prévia de um médico veterinário.

O descumprimento da regra, segundo o texto, acarretaria em multa equivalente a 100 UFERMS, em reais, seriam cerca de R$2,7 mil, além de uma possível cassação do estabelecimento e do profissional.

A hipótese é de que o projeto seja votado para receber a aprovação ou veto apenas no ano que vem, já que as sessões se encerram na próxima quinta-feira (20).

Conteúdos relacionados

beto avelar reforma
O Presidente da ASMMP, Fabrício Secafen Mingati, que também assinou a nota conjunta (Reprodução, MPMS)