Líder do MDB no Senado, afirmou nesta sexta-feira (1º) que Pedro Parente, que pediu demissão do cargo de presidente da Petrobras, foi fundamental para a recuperação da estatal. Para a senadora, o novo mandatário da petrolífera precisa ser um “gestor político”.

Através da assessoria de imprensa, Simone afirmou que Parente deixou marcas importantes na presidência e que não faltou competência. “Não faltou gestão, mas, sensibilidade para entender o momento pelo qual o Brasil atravessa, e fazer da um instrumento de desenvolvimento e justiça social, também atribuições da Estatal”, disse.

Em relação ao novo presidente, a senadora sul-mato-grossense afirmou que o sucessor tem de entender de política. “Que seja competente e experiente, mas, acima de tudo, político para entender que a Petrobras, embora tenha autonomia administrativa, é uma Estatal que pertence ao povo brasileiro”

Demissão

Antes de pedir demissão, nesta manhã, Parente vinha sendo criticado pela política de preços dos combustíveis implantada durante sua gestão, que levou a aumentos de preços que culminaram com a paralisação dos caminhoneiros.

Pela manhã, Parente se reuniu com o presidente Michel Temer (MDB-SP) no Palácio do Planalto, em . Parente ficou exatamente dois anos no comando da Petrobras, já que tomou posse no dia 1º de junho de 2016.

De acordo com comunicado da estatal, a nomeação de um CEO interino será examinada ao longo do dia pelo Conselho de Administração. A diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração.