(Com Richelieu Pereira)

Após o anunciar que iria apresentar o candidato do partido para concorrer às eleições à presidência da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta semana e adiar a decisão, mais deputados ‘surgiram’ para a disputa. Sem acreditar que a indefinição cause desgaste aos tucanos, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) declarou em agenda nesta quinta-feira (29) que acredita ser ainda ‘muito cedo’ para lançar um nome.

“A eleição vai ser 1º de fevereiro. Então você tem praticamente mais de 60 dias. Toda eleição de Legislativo ela é assim mesmo. Tem uma ampla discussão, tem os ‘vai e vens’ que são normais, então acho que está dentro do rito normal. O partido deve se decidir nos próximos dias da escolha de um nome. Não necessariamente significa que esse nome será o presidente”, afirmou.

Sobre a movimentação dos outros partidos, Reinaldo acredita que não vá interferir no resultado da eleição. “Quanto mais o PSDB posterga a decisão outros nomes que pleiteiam o posto e os cargos ali vão se mexer. Mas eu acho que é muito cedo ainda. Ela justamente acaba se definindo nos últimos 15 dias. Parece que das outras vezes sempre foi assim e não vai ser diferente dessa vez”, opinou.

Movimentação

As articulações para definição de candidatos à Presidência da Assembleia Legislativa em 2019 seguem a todo vapor. Além das negociações entre tucanos, maior bancada da Casa, novato na política e bloco formado pelo PP, SD e almejam a presidência.

Novato na política, o admite que iniciou mobilização para concorrer a espaço na . “Tenho interesse que a mesa seja composta por pessoas não apenas experientes, mas sim com competência e comprometimento”, disse.

Sem dar detalhes sobre a articulação para uma possível candidatura à presidência, Contar afirma que a renovação na política, tão falada nas últimas eleições, pode também chegar ao comando da AL.

“Sou a favor da renovação começando pela mesa diretora, é um anseio das pessoas. Essas cadeiras devem ser ocupadas por pessoas competentes e livres de conchavos políticos”, completou o deputado que assume o posto no ano que vem.

Força de bloco

Companheiro de partido de Contar, o deputado eleito Carlos Alberto David (PSL) integra bloco composto por cinco deputados: Gerson Claro (PP), Evander Vendramini (PP), Lucas de Lima (), Herculano (Solidariedade).

Ele afirma que o grupo busca fortalecimento entre os deputados para que possam se lançar aos cargos da mesa diretora. Ainda não há definição se o bloco lançará alguém à presidência ou se apoiará outro nome.