Pular para o conteúdo
Política

MPF recorre ao TRF3 para manter Puccinelli e mais 40 réus em ação da Lama Asfáltica

O MPF (Ministério Público Federal) recorreu ao TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), em São Paulo, para manter os 41 denunciados na Operação Lama Asfáltica na mesma ação. No final de agosto, o juiz da 3ª Vara Federal de Campo Grande Bruno Cezar da Cunha Teixeira rejeitou a representação criminal contra o ex-governador André […]
Arquivo -

O MPF (Ministério Público Federal) recorreu ao TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), em , para manter os 41 denunciados na Operação Lama Asfáltica na mesma ação. No final de agosto, o juiz da 3ª Vara Federal de Bruno Cezar da Cunha Teixeira rejeitou a representação criminal contra o ex-governador e outros 40 sob alegação de que há grande quantidade de denunciados, o que prejudicaria a tramitação do processo.

No despacho, o juiz havia pedido para que o MPF faça o ‘adequado fracionamento já na denúncia e não na decisão de recebimento’. A Procuradoria Regional da República decidiu manter a denúncia do jeito que estava e recorreu à própria Justiça Federal, que rejeitou novamente o pedido.

Desta vez, o TRF3 vai analisar o processo. Como o desembargador federal Paulo Fontes é quem analisa os processos da Lama Asfáltica, é ele quem vai decidir se acata ou não o pedido.

No entanto, todos os réus serão instados a se manifestar, o que segundo especialistas do Direito informaram ao Jornal Midiamax, pode atrasar ainda mais a tramitação de um possível processo.

A denúncia

A representação é diferente da 8ª ação penal movida pelo órgão federal decorrente da Operação Lama Asfáltica, que foi recebida pela Justiça, mas que possui os mesmos documentos de investigação. Para negar o recebimento, o juiz defende que é preciso que o MPF refaça a representação ‘considerando que foi oferecida monoliticamente, mas com requerimento de desmembramento que, caso acatado, tornaria sua descrição muito extensa, prejudicando a compreensão do cerne das imputações’.

No mesmo despacho, o juiz acatou o pedido de promoção de arquivamento de ação contra Mirched Jafar Júnior em relação à denúncia de corrupção ativa.

Além de apresentar a 8ª denúncia, o MPF pediu, em 23 de agosto, o desmembramento da ação penal da Lama Asfáltica em quatro partes. A intenção é dar mais rapidez à tramitação. A primeira parte trataria do pagamento de propina pela JBS a pedido de André Puccinelli e da evasão de divisas com o pagamento de propinas no exterior a Ivanildo da Cunha Miranda.

A segunda trataria das fraudes verificadas nas obras da MS-040 e do Aquário do Pantanal; a terceira trataria das fraudes verificadas na contratação da Gráfica Alvorada e a quarta trataria do crime de organização criminosa.

As primeiras audiências da operação Lama Asfáltica, referentes à primeira denúncia do MPF, estão agendadas para os dias 3, 6 e 10 de setembro, conforme designado pela 3ª Vara Federal de Campo Grande, onde tramita o processo.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Ponto de acolhimento

Com previsão de 10 °C, SAS reativa ponto de acolhimento no Ayrton Senna

Ex-bancária de Dourados reinventa aposentadoria na produção de farofa artesanal com sabor de infância

sala de cremação preta gil

Emocionante? Influencer entra em crematório e mostra como foi despedida de Preta Gil

‘Pix falso, lanche falso’: lanchonete envia pedra no lugar de lanche por suspeita de golpe de cliente

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Acidente com ônibus do cantor Netto Brito deixa quatro mortos na Bahia

Últimas Notícias

Cotidiano

União autoriza expropriação de 6 km na BR-163 para duplicação em Campo Grande

CCR MSVia precisa ampliar parte da BR-163 como parte do novo plano de concessão

Brasil

CFM proíbe médicos de aplicarem anestesia para realização de tatuagens estéticas

Proibição vale independentemente da extensão ou localização da tatuagem

MidiaMAIS

Nova frente fria surpreende e traz florada de ipês-amarelos a Campo Grande

Florada dos ipês-amarelos ocorre sempre entre os meses de julho e agosto e costuma durar pouco mais de uma semana

Política

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Embaixadora do Brasil nos EUA diz que Trump surpreendeu a todos com tarifaço