Mesmo com secretário a favor, prefeitura veta CNPJ para Guarda Municipal
Procuradoria diz que vereadores invadiram competência do Executivo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) vetou o projeto de lei que o autoriza a criar um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para a Guarda Civil Municipal, a decisão foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande desta segunda-feira (7/5). De acordo com o Executivo esse tipo de proposta não de competência da Câmara de Vereadores.
“O Projeto de Lei aprovado pelo Poder Legislativo, e objeto de análise do presente parecer, invade matéria de competência privativa do Executivo ao dispor sobre a estrutura do Executivo Municipal, mesmo que de forma autorizativa”, argumenta a Procuradoria Geral do Município, que embasou o veto total de Marquinhos.
Quando foi aprovado pelo Legislativo, em abril deste ano, o titular da Segurança da Capital, Valério Azambuja, esteve presente na Casa de Leis e defendeu o projeto de lei, pois seria fundamental para a criação do Fundo Municipal de Segurança.
No texto do veto, o município destaca que, apesar de os vereadores defenderem que a criação do CNPJ para a Guarda Civil com a justificativa de que permita que o órgão receba diretamente recursos e firme convênios diretamente com instituições públicas e privadas, isso na prática não ocorreria.
“O simples registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica não dá a Guarda Municipal qualquer autonomia, sendo que mesmo com a inscrição, esta não poderá assinar convênios, salvo delegação de competência por parte do Secretário da SESDE ou do Chefe do Poder Executivo”, informa o texto.
Agora, o projeto de lei retorna para a Câmara e os vereadores devem decidir se aceitam as justificativas e mantêm o veto ou rejeitam e mantém a proposta autorizativa.
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.