Pular para o conteúdo
Política

Lula não poderá ser candidato mesmo se for solto, afirma ministro Marun

Ministro acredita em pedido de revisão de decisão pelo MPF
Arquivo -

O ministro Carlos Marun (MDB), da Secretaria de Governo da Presidência da República, afirmou que mesmo com a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região de conceder habeas corpus ao ex-presidente Lula (PT), o petista não poderá se eleger.

“Quanto à candidatura não existe dúvida. A Lei é clara: após condenação em segunda instância não pode ser candidato. Não existe a mínima dúvida sobre a impossibilidade de candidatura do ”, disse o ministro à Folha neste domingo (8).

Marun afirmou que como o assunto é relativo à Justiça, não tem entretanto como se posicionar a respeito. “É uma questão do Judiciário. O executivo não pode se manifestar por isso”, afirmou o secretário.

Para o ministro, o mais provável é que o MPF (Ministério Público Federal) recorra da decisão do desembargador Rogério Favreto, e solicite que o TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) reveja a decisão.

Neste domingo, o juiz Sérgio Moro adiou acatar a decisão do desembargador por considerá-lo incompetente para julgar o caso. Em resposta, Favreto emitiu nova decisão solicitando a soltura imediata de Lula.

O pedido de habeas corpus foi apresentado na sexta-feira (6) pelos deputados Wadih Damous (PT), Paulo Pimenta (PT) e Paulo Teixeira (PT), que pediram a liberação imediata, alegando não haver fundamento jurídico para .

De acordo com o plantonista Luís Felipe Santo, do TRF4, os parlamentares estão neste momento na sede da Polícia Federal tentando garantir o cumprimento do habeas corpus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos começa na próxima segunda

Governo autorizará estados a comprar alimentos afetados por tarifaço

Como ganhar dinheiro com a Melbet: dicas para jogadores brasileiros

Homem é condenado a 17 anos de prisão por matar colega que negou carona   

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Comarca de Corumbá abre inscrições para estágio em Direito e Psicologia

Últimas Notícias

Brasil

VÍDEO: Advogado é enviado pela OAB-MT para acompanhar operação e acaba preso

Foi designado pela OAB-MT para acompanhar o andamento da operação quando foi preso

Cotidiano

Leilão do Detran tem Ford Ranger com lance inicial de R$ 20 mil

Ao todo, são 65 veículos que podem voltar a circular

Esportes

Bruno Henrique é denunciado pelo STJD por manipulação e pode ser suspenso por até dois anos

A defesa do jogador e o Flamengo foram procurados e não se manifestaram

Política

Coronel David convoca apoiadores da direita para buzinaço neste domingo

Mobilização para um buzinaço na Praça do Rádio Clube