Pular para o conteúdo
Política

Líder do PMDB no Senado, Simone Tebet cobra fiscalização de benefícios fiscais

A líder do MDB, senadora Simone Tebet (MS), afirmou nesta sexta-feira (22) que o governo federal e o Congresso Nacional precisam criar um comitê gestor para acompanhar a efetividade de benefícios fiscais concedidos a setores da economia. Em seu relatório sobre as contas de 2017 do governo, o Tribunal de Contas da União (TCU) fez […]
Arquivo -

A líder do MDB, senadora (MS), afirmou nesta sexta-feira (22) que o governo federal e o Congresso Nacional precisam criar um comitê gestor para acompanhar a efetividade de benefícios fiscais concedidos a setores da economia. Em seu relatório sobre as contas de 2017 do governo, o Tribunal de Contas da União (TCU) fez essa recomendação.

– Benefícios fiscais são necessários, mas a concessão foi desorganizada. Está na hora de ver se estão surtindo efeito. Sou a favor de continuarmos com os incentivos para os setores que geram emprego e renda e retirar de quem só está se enriquecendo à custa de dinheiro de imposto que deixa de ser aplicado – ressaltou.

Em entrevista ao programa Conexão, da Rádio Senado, Simone explicou que, nos últimos 15 anos, os governos em vigor concederam renúncias fiscais sem critério para diversos setores da indústria, do comércio e do agronegócio, sem a preocupação de mensurar o retorno delas. Hoje, com o país em crise fiscal e sem recursos para atividades essenciais, não há mais condições de abrir mão de receita.

Em outra medida destinada a aprimorar a eficiência dos benefícios fiscais, o Plenário do Senado deve finalizar na próxima semana a votação do projeto de lei que obriga a publicação do nome dos favorecidos por essas políticas (PLS 188/2014). O texto principal foi aprovado no último dia 12, mas ainda resta decidir se tanto pessoas físicas quanto jurídicas ficarão sujeitas a essa divulgação.

Simone Tebet destacou, também, que a revisão de benefícios deve recair principalmente sobre aqueles concedidos nacionalmente a setores específicos da economia. Os incentivos de caráter regional, segundo ela, devem ser mais preservados, pois servem para combater a desigualdade entre unidades da federação.

Assessoria

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Últimas Notícias

Charge

Habemus Papam

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição