O Governo do Estado busca autorização do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) para ampliar 10 presídios de Mato Grosso do Sul. A informação é do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que afirma já ter os recursos para as obras.

Reinaldo falou sobre o assunto durante agenda pública na tarde desta quarta-feira (25), na Capital. Segundo o governador, dois novos presídios devem ser entregues até o fim do ano, mas a ampliação dos já existentes é fundamental para ampliar as vagas para detentos.

“Nós já temos os recursos, só precisamos do ok do Funpen [órgão subordinado ao Ministério da Justiça]”, disse o governador. Com a ampliação de 10 unidades, Mato Grosso do Sul teria aumento de 50% na quantidade de vagas nos presídios. Atualmente há 7,3 mil vagas no sistema penitenciário do Estado.

O governador também afirmou que aguarda decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre ação que pede ressarcimento da União ao Estado em razão dos gastos com presos federais.

“Isso é um absurdo, quem tem que custear é a União, o Governo não pode impor essa despesa para Mato Grosso do Sul”, disparou Reinaldo. – Com Maisse Cunha.