Fake news: TRE-MS nega informação que urnas não processam voto para presidente
Após uma série de reclamações de eleitores sul-mato-grossenses de que urnas eletrônicas não estariam processando o último voto a ser computado, para o cargo de Presidente da República, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) soltou uma nota desmentindo a informação que circulou nas redes sociais. Leitores do Jornal Midiamax também encaminharam vídeos e pedidos de esclarecimento, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após uma série de reclamações de eleitores sul-mato-grossenses de que urnas eletrônicas não estariam processando o último voto a ser computado, para o cargo de Presidente da República, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) soltou uma nota desmentindo a informação que circulou nas redes sociais.
Leitores do Jornal Midiamax também encaminharam vídeos e pedidos de esclarecimento, com reclamação de que a urna computava o voto para presidente. O TRE-MS também teve ciência do compartilhamento de falsas informações.
De acordo com a assessoria do Tribunal, em Mato Grosso do Sul são utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais, dentre eles o modelo 2006, 2008, 2009, 2010, 2013 e 2015, com diferentes velocidades de processamento, o que interfere no encerramento dos votos.
O TRE explica que após o eleitor apertar a tecla ‘Confirma’, o tempo de resposta para finalizar a votação varia dependendo do modelo da urna. E destaca importância do eleitor ficar atendo do devido registro de todos os seus votos
Outro ponto que o Tribunal Eleitoral destacou, em nota, é que o sistema de apuração é auditável, o que importa dizer que qualquer ocorrência de fraude será detectável.
“Logo, mais que combater as notícias falsas, é reforçar a confiabilidade no sistema das urnas e despertar a atenção crítica dos eleitores”, finaliza nota do TRE-MS.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.