Depois de denúncias, Marun descarta ‘grandes mudanças’ no Ministério do Trabalho
Mesmo diante de supostas fraudes em registros sindicais no Ministério do Trabalho, que culminaram no afastamento do ex-ministro Helton Yomura, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, descartou nesta terça-feira (10) haver grandes mudanças na pasta, agora sob o comando do advogado caio Luiz de Almeida Vieira de Mello. “É claro que o novo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mesmo diante de supostas fraudes em registros sindicais no Ministério do Trabalho, que culminaram no afastamento do ex-ministro Helton Yomura, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, descartou nesta terça-feira (10) haver grandes mudanças na pasta, agora sob o comando do advogado caio Luiz de Almeida Vieira de Mello.
“É claro que o novo ministro tem liberdade para escolher a nova equipe, mas nós entendemos que o trabalho do PTB à frente do ministério foi positivo. Tem muita coisa boa que tem que ter conctinuidade, mas as coisas ruins tem de ser reavaliadas e modificadas, mas temos certeza que o novo ministro tem as necessárias condições para tanto”, afirmou.
Marun foi citado por jornais como Jornal Folha de S. Paulo, o Globo e o Estado de S. Paulo como suspeito de participar de fraudes no Ministério do Trabalho, assunto da Operação Registro Espúrio, que levou o STF (Supremo Tribunal Federal) a determinar o afastamento de Yomura do cargo na última quinta-feira (5).
O ministro apresentou queixa-crime sobre as acusações na última segunda-feira (9) e afirmou que as notícias ligando ele a fraudes no ministério lhe causaram danos graves e grande constrangimento. “Fizeram com que eu passasse um constrangimento, minha família está sofrendo. ”, afirmou em pronunciamento no Plácio do Planalto.
Ainda conforme o ministro, ele está sendo “enxovalhado por causa de uma safadeza da imprensa nacional, isso é muito grave”, completou relembrando, na ocasião, a necessidade da aprovação da lei do abuso de autoridade.
Investigação
Segundo a Folha de S. Paulo, a Polícia Federal pediu autorização para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços de Marun e de sua chefe de gabinete, Vivianne de Melo, mas a Procuradoria-Geral da República entendeu que, por ora, não havia provas de que o emedebista integrava a organização criminosa.
No despacho de sexta (29) em que afastou do cargo o ministro do Trabalho, Helton Yomura, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin, relator das investigações da Operação Registro Espúrio, concordou com o posicionamento da PGR, mas destacou trechos que reforçam suspeitas sobre Marun.
Em suas manifestações ao Supremo, a PF e a PGR apontaram que materiais apreendidos anteriormente pela Registro Espúrio, como mensagens de celular, mostram que Marun “se vale de sua força política para solicitar concessões de registros das entidades [sindicais] de seu interesse”.
Há conversas entre a chefe de gabinete de Marun, Vivianne, e Renato Araújo Júnior, ex-coordenador de Registro Sindical do Ministério do Trabalho atualmente preso, que, para os investigadores, evidenciam as demandas do ministro da Secretaria de Governo dentro do Ministério do Trabalho.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.