Pular para o conteúdo
Política

Defesa de réus na Lama Asfáltica diz ao STF que Federal ‘omitiu documentos’

A defesa dos réus da Operação Lama Asfática alegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a Polícia Federal de Mato Grosso do Sul omitiu documentos durante as investigações, demonstrando que houve ‘irregularidades na produção da principal prova da investigação’. A afirmação foi feita em manifestação das contrarrazões apresentadas pela Procuradora-Geral da República Raquel Dodge p...
Arquivo -

A defesa dos réus da Operação Lama Asfática alegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a Polícia Federal de Mato Grosso do Sul omitiu documentos durante as investigações, demonstrando que houve ‘irregularidades na produção da principal prova da investigação’. A afirmação foi feita em manifestação das contrarrazões apresentadas pela Procuradora-Geral da República Raquel Dodge para pedir a reforma da decisão agravada pelo ministro Alexandre Moraes.

O advogado Valeriano Fontoura, que representa Edson Giroto, Rachel Giroto, Flávio Henrique Garcia Srocchio, Wilson Roberto Mariano de Oliveira e Mariane Mariano de Oliveira Dornellas alega, como nos outros recursos impetrados, que não houve nenhuma mudança na rotina dos réus que justifique a prisão preventiva e também a suposta irregularidade da Polícia Federal.

Neste ponto, a defesa diz ter encontrado fortes indícios de que as interceptações telefônicas seriam nulas por terem sido feitas em períodos não cobertos por autorização judicial e ainda de agentes com foro especial por prerrogativa de função, como um deputado federal e o então governador do Estado, André Puccinelli.

O advogado, entretanto, diz não conseguir provar porque não existem todos os elementos da investigação nos autos. Um dos documentos anexados, uma resposta da empresa de telefonia, segundo a defesa, demonstra que ‘o Delegado da Policia Federal omitiu intencionalmente documentos de cuja existência era de seu pleno conhecimento, em manifesto ato atentório à dignidade da Justiça’.

‘Tal atitude tem causado prejuízo aos andamentos dos feitos decorrentes da Operação Lama Asfáltica e, principalmente, às defesas dos agravantes, notadamente nesse momento em que encontram-se presos preventivamente’ alega.

O documento foi impetrado na semana passada, antes doo feriado, no STF e deve ser analisado pelo ministro. Em outra tentativa de liberar os réus, presos desde o último dia 9 de maio, a defesa do empresário João Amorim tentou habeas corpus junto a outro ministro da Corte, Dias Toffoli, alegando erro do ministro Alexandre Moraes. O pedido foi negado.

Operação Lama Asfáltica

A Operação Lama Asfáltica teve início em julho de 2015, com o objetivo de investigar a existência de uma organização criminosa especializada em desviar recursos públicos federais, por meio de fraudes em licitações, em contratos, e superfaturamentos em obras do governo do Estado.

Muitos dos crimes registrados ocorreram com o uso de verbas estaduais e servidores públicos do Estado, motivo pelo qual as investigações, inicialmente do MPF (Ministério Público Federal), foram compartilhadas com o MP-MS.

Na quarta fase, Máquinas de Lama, investigadores apuraram pagamento de propinas por meio do aluguel de maquinários, além da terceira fase, Fazendas de Lama, e segunda fase, Aviões de Lama.

A Operação chegou à sua quinta fase, batizada de “Papiros de Lama” em novembro do ano passado. Na etapa, o ex-governador André Puccinelli (MDB), apontado como membro do esquema criminoso pelo MP-MS, foi preso preventivamente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com 440 vagas, seleção para EsPCEx segue com inscrições abertas

‘Francisco acolheu aqueles que a sociedade despreza’, diz padre que fazia vigília pelo papa em MS

Após derrota na estreia, Operário terá força da torcida para se recuperar na Série D

Bloqueio na BR-267 em Jardim completa quatro dias após temporal

Notícias mais lidas agora

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Papa

Arquidiocese da Capital faz homenagem ao Papa Francisco: 'Muito acolhedor'

carlo acutis

Canonização de beato que fez milagre na Capital é suspensa após morte do Papa

Presentes de Dia das Mães: Como Acertar sem Gastar Muito

Últimas Notícias

Polícia

Homem é preso por sequestro e tortura de usuário de drogas por dívida em Campo Grande

A vítima estava com sangramento no rosto, aparentemente em estado de choque. 

Esportes

Seleção feminina de vôlei de MS perde disputa pelo 3º lugar e vê sonho da elite nacional sub-18 ser adiado

Equipe foi eliminada na semifinal por Maranhão e perdeu a terceira colocação para o vizinho Mato Grosso

MidiaMAIS

‘Muita cachaça e pouca oração’: Papa virou meme ao brincar com brasileiros e dar tapa na mão de fiel

Relembre alguns momentos emblemáticos do Papa Francisco que deram bafafá nas redes sociais

Famosos

Eliminada do BBB 25, Vitória Strada fica de boca aberta com revelação: ‘Chocada’

Durante o Bate-Papo BBB, Vitória Strada assistiu ao VT de um momento polêmico e ficou de queixo caído ao descobrir a verdade por trás da confusão