Pular para o conteúdo
Política

CRIME ELEITORAL: TSE alerta que transporte de eleitores só pode ser feito pela Justiça

Faltando apenas seis dias para a eleição, candidatos e partidos políticos devem ficar atentos as restrições impostas pela Justiça Eleitoral no dia do pleito, para não interferir na vontade do eleitor. Prática comum no século passado, o transporte de eleitores até o local de votação é terminantemente proibido, lembra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Seja […]
Arquivo -

Faltando apenas seis dias para a eleição, candidatos e devem ficar atentos as restrições impostas pela Justiça Eleitoral no dia do pleito, para não interferir na vontade do eleitor. Prática comum no século passado, o transporte de eleitores até o local de votação é terminantemente proibido, lembra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Seja no campo ou na cidade, a legislação prevê que somente a Justiça Eleitoral poderá fornecer transporte e alimentação aos eleitores no dia da votação. A medida visa garantir ao eleitor o exercício constitucional do voto e foi regulamentada pelo TSE.

A legislação eleitoral também assegura que ninguém poderá impedir ou atrapalhar outra pessoa de votar, sob pena de detenção de até seis meses, em caso de comprovação. O TSE ainda lembra que a compra de votos não ocorre apenas quanto o candidato oferece dinheiro em troca doto voto.

A Justiça Eleitoral entende como “captação de sufrágio” desde a doação até o oferecimento, promessa, ou entrega, pelo candidato ao eleitor, com a finalidade de obter votos, bem ou vantagem pessoal, incluindo promessas de emprego ou função pública.

Se o ficar comprovado, o candidato fica sujeito a cassação do registro ou do diploma, caso já tenha tomado posse do cargo eletivo, além da aplicação de multa.

*Com informações do TSE

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via