Com sindicato contra, Corregedoria da Guarda Municipal é aprovada na Câmara

Dois projetos que atingem diretamente a segurança de Campo Grande foram aprovados pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (23). Os parlamentares deram aval para a criação da Corregedoria da Guarda Civil Municipal e do Fundo Municipal de Segurança e Defesa Social. Um impasse sobre o projeto que institui a Corregedoria da Secretaria Especial de Segurança […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Com sindicato contra, Corregedoria da Guarda Municipal é aprovada na Câmara
Vereadores durante discussão de projeto. (Foto: Izaias/Medeiros)

Dois projetos que atingem diretamente a segurança de Campo Grande foram aprovados pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (23). Os parlamentares deram aval para a criação da Corregedoria da Guarda Civil Municipal e do Fundo Municipal de Segurança e Defesa Social.

Um impasse sobre o projeto que institui a Corregedoria da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social da Capital fez com que a sessão fosse suspensa por alguns minutos. Em seguida, o projeto foi votado e aprovado por 20 votos a favor e 1 contrário.

Enquanto os parlamentares estavam reunidos discutindo o projeto, o Jornal Midiamax falou com o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Campo Grande, Hudson Pereira Bonfim. Ele disse que foi pego de surpresa, pois não sabia sobre a votação do projeto, e afirmou ser contrário à criação da Corregedoria.

Segundo Bonfim, a proposta daria “plenos poderes” ao secretário de Segurança, Valério Azambuja, pois todas as decisões devem passar pelo titular da pasta. Além disso, o presidente do sindicato disse que o órgão teria autonomia para demitir guardas civis.

Único a votar contra o projeto de lei, o vereador André Salineiro (PSDB), que é policial federal licenciado, disse que rejeitou a proposta devido aos guardas municipais não terem sido consultados. Embora faça a ressalva de que a Corregedoria é necessária e deve ser criada.

Já o Fundo Municipal de Segurança e Defesa Social foi aprovado por unanimidade com 21 votos favoráveis. O fundo tem como objetivo angariar recursos financeiros para promover a segurança da cidade e será vinculado à Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social.

A verba será aplicada na aquisição de equipamentos permanentes, materiais de consumo e serviços de terceiros; orientação e fiscalização do trânsito; ampliação, manutenção, operação e aperfeiçoamento do serviço de vídeo monitoramento; entre outras finalidades.

Ambos os projetos seguem para sanção do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)
Câmara de vereadores