Política

Advogado entrega passaporte de Lula para Polícia Federal em SP

Ex-presidente está proibido de deixar o país

Joaquim Padilha Publicado em 26/01/2018, às 13h09

None

Ex-presidente está proibido de deixar o país

O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, se apresentou na manhã desta sexta-feira (26) na Polícia Federal de São Paulo, para entregar o passaporte do petista.

Nesta quinta-feira (25) o juiz da 10ª Vara do Distrito Federal, Ricardo Leite, determinou a apreensão do passaporte de Lula, sob alegação de “risco concreto” de que o ex-presidente poderia fugir do país.

Com a decisão, o juiz impossibilitou a viagem de Lula para a Etiópia, agendada antes do julgamento do petista nesta quarta-feira (24). O Instituto Lula confirmou o cancelamento da viagem seis horas antes do voo.

Durante a viagem, Lula pretendia participar de um encontro da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, a convite da União Africana, que reúne 54 países.Advogado entrega passaporte de Lula para Polícia Federal em SP

Os procuradores que pediram o recolhimento do passaporte do ex-presidente, Anselmo Lopes e Hebert Mesquita, disseram que fizeram o pedido considerando o “risco concreto” de “possível fuga do país”.

Lula foi condenado a doze anos de prisão pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) na última quarta-feira. A execução provisória da pena entretanto deve demorar semanas.

Jornal Midiamax