STF autoriza abertura de inquérito para investigar presidente Michel Temer
Presidente deve fazer pronunciamento hoje à tarde
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Presidente deve fazer pronunciamento hoje à tarde
O presidente Michel Temer (PMDB) será alvo de inquérito que teve a abertura autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, na tarde desta quinta-feira (18). O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República, conforme noticiou o Portal de Notícias G1.
A partir de agora, o presidente da república passa a ser oficialmente investigado na Operação Lava Jato. O pedido da PGR foi feito depois de que o conteúdo da delação de Joesley Batista, dono da JBS, veio à tona no início da noite de ontem (17), depois de reportagem publicada pelo jornal O Globo.
Na delação feita em março deste ano e já homologada pelo STF, Temer foi gravado dando aval ao empresário “comprar silêncio” do ex-deputado Eduardo Cunha para que ele não fizesse delação premiada.
A expectativa é que o presidente faça pronunciamento oficial às 15 horas (horário de MS) desta quinta. O horário ainda não foi confirmado pelo Planalto.
A delação
O jornal “O Globo” informou que as conversas para a delação dos irmãos donos da JBS começaram no final de março. Os depoimentos foram coletados do início de abril até a primeira semana de maio. O negociador da delação foi o diretor jurídico da JBS, Francisco Assis da Silva, que depois também virou delator.
Em gravação, feita em março, o empresário diz a Temer que estava dando a Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro uma mesada para que permanecessem calados na prisão. Diante dessa informação, Temer diz, na gravação: “tem que manter isso, viu?”
Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência disse que o presidente Michel Temer “jamais solicitou pagamentos para obter o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha. Não participou nem autorizou qualquer movimento com o objetivo de evitar delação ou colaboração com a Justiça pelo ex-parlamentar”.
Notícias mais lidas agora
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
- Justiça marca audiência em ação que aponta fraude em contratação 3 vezes mais cara feita por Reinaldo
- Operação mira grupo liderado por ‘Sapo’, um dia após transferência para Presídio Federal de MS
Últimas Notícias
‘Gênios da matemática’ do Pantanal esperam arrecadar R$ 227 mil para Olimpíadas na Tailândia
Equipe criou vaquinha on-line com o sonho de disputar a Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras
“O que vocês vão fazer?”: Homem é detido após desobedecer ordens sobre não fumar em local fechado
Por desobediência, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Comunitária (DEPAC) CEPOL, após ter recebido voz de prisão
Selton Mello comenta cena final de ‘Ainda Estou Aqui’: ‘Uma das mais difíceis que fiz’
o ator interpreta o deputado Rubens Paiva
Presa no Paraná, acusada de esquartejar jogador pede transferência para presídio de MS
O crime aconteceu no dia 24 junho de 2023, quando Hugo foi morto a tiros, facadas, e ainda teve o corpo esquartejado e jogado dentro do rio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.