50 votos favoráveis e 26 contrários

Os três senadores de Mato Grosso do Sul, Pedro Chaves (PSC), Simone Tebet (PMDB) e Waldemir Moka (PMDB) votaram a favor do texto-base principal que trata da Senadores de MS votaram a favor do texto-base da reforma trabalhista

Após muita confusão, o projeto principal foi aprovado na noite desta terça-feira (11) no Senado. O placar foi de 50 votos favoráveis e 26 contrários. Houve apenas uma abstenção.

A proposta altera mais de 100 pontos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), permitindo, dentre as mudanças, que o acordado entre patrões e empregados prevaleça sobre o legislado nas negociações trabalhistas.

O texto aprovado na Casa muda pontos da legislação trabalhista como férias, jornada, remuneração e plano de carreira, além de implantar e regulamentar novas modalidades de trabalho, como o trabalho remoto (home office) e o trabalho por período (intermitente).

No entanto, pontos como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), salário-mínimo, 13º salário, seguro-desemprego, benefícios previdenciários, licença-maternidade e normas relativas à segurança e saúde do trabalhador não podem entrar na negociação.