Relator do Escola sem Partido na AL, Kemp diz que vai emitir parecer contrário

Deputado assumiu relatoria do projeto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Deputado assumiu relatoria do projeto

Ao assumir a relatoria do projeto Escola Sem Partido na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) afirmou nesta quarta-feira (20) que vai emitir parecer contrário à aprovação da proposta.

A distribuição do projeto, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), aconteceu durante a reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). “Vou apresentar parecer contrário com base no voto do ministro Barroso, do Supremo Tribunal Federal, sobre a questão”.

Kemp disse esperar que os deputados o acompanhem com base nesta decisão. “Agora, se passar, é um projeto que pode ser questionado na Justiça”. Em Alagoas, o projeto, inspirado no Escola sem Partido, estabelecia punição para professores que praticassem ‘doutrinação ideológica’ em sala de aula.

O programa do Movimento Escola Sem Partido foi redigido pelo procurador paulista Miguel Nagib, em 2004 e tem como foco o combate ao que o autor chama de “a doutrinação política e ideológica em sala de aula e nos livros didáticos”. As ideias têm sido adotadas para projetos de lei em âmbito municipal e estadual desde então e enfrentam resistência de educadores e entidades ligadas ao ensino.Relator do Escola sem Partido na AL, Kemp diz que vai emitir parecer contrário

O projeto de lei havia sido vetado em janeiro do ano passado pelo governador Renan Filho (PMDB-AL). O veto, no entanto, foi derrubado pela Assembleia Legislativa de Alagoas em abril do de 2016 e, assim, o projeto foi promulgado. A lei proibia a ‘prática de doutrinação política e ideológica, bem como quaisquer outras condutas por parte do corpo docente ou da administração escolar que imponham ou induzam aos alunos opiniões político-partidárias, religiosa ou filosófica’.

Conteúdos relacionados

Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)
Câmara de vereadores