Encontro acontece no Acre nesta quinta

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) comentou nesta quarta-feira (25) em agenda pública que deve comparecer ao encontro com o presidente Michel Temer e mais 26 governadores em Rio Branco, no Acre, para pedir apoio de todos os Estados em relação à proteção da fronteira do Brasil com os outros 11 países da América do Sul.

De acordo com Reinaldo, a reunião deve definir novas medidas de custeio de gastos com policiamento da fronteira. “Atualmente, é um custo só dos Estados que têm o limite territorial, quando deveria ser de todo o país. Vamos estudar um possível Fundo para custear os gastos”, disse.

“Não adianta combater o tráfico no morro se não fechar a fronteira”, opinou Reinaldo. Somente para o ano que vem, a bancada federal já programou a destinação de R$ 100 milhões para a PRF (Polícia Rodoviária Federal).

A presidente do STF, Cármen Lúcia, o da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também foram convidados e devem participar da reunião.Reinaldo participa de reunião com Temer para discutir gastos com fronteira

Além dos governadores do Brasil, também vão ao encontro os governadores da Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.

Ao solicitar o encontro com Temer, o governador do Acre criticou, segundo o jornal Poder 360, o Plano Nacional de Segurança Pública apresentado pelo governo. Disse que ele “não tem interface com os Estados“. “Precisamos de 1 plano único de segurança pública“, disse. “Não adianta uma política nacional que esteja dissociada da realidade“.

Viana afirmou que é necessário que o governo coloque mais esforços para a proteção das fronteiras na região da Amazônia. O governador petista disse que, enquanto há ausência de forças policiais na fronteira, há esforço grande em prisões em grandes centros.