Governador prometeu terminar Hospital do Trauma até fim de outubro

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou, na manhã desta segunda-feira (25) do encerramento da Semana do Trânsito, e comentou os números apresentados pelas autoridades da área.

“O número de vítimas de acidentes é uma guerra”, declarou o governador, que frisou que a realidade deve ser enfrentada com campanhas educativas e fiscalização.

Azambuja prometeu também concluir, até o final do próximo mês de outubro, o Hospital do Trauma, na Capital, que vai atender vítimas de acidentes de trânsito, e afirmou que o governo pretende construir um Centro de Reabilitação de Traumatologia, anexo ao HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), sem detalhar prazos para a obra.

Números

Os números apresentados no evento apontam que em todo o Estado pelo menos 224 pessoas já morreram vítimas de acidentes de trânsito até o final de agosto, sendo 52 pessoas só na Capital (até 13 de setembro). Em todo ano de 2016, as estradas sul-mato-grossenses registraram 421 óbitos, 83 nas ruas de .

As estatísticas revelam ainda que a polícia já registrou cerca de 7,5 mil acidentes com vítimas, e outros 6,5 mil sem vítimas.

A diretora de educação para o trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Marlene Nogueira Rondom, destacou algumas atividades realizadas pelo órgão, como passeios ciclísticos e corridas.

Segundo ela, os passeios foram imporntates para incentivar os participantes a enxergar a bicicleta também como um meio de transporte, ainda que cidades como Campo Grande sofram com falta de ciclovias, e muitas empresas sofram em oferecer condições para que o empregado utilize o meio para ir e vir de sua residência.