Política

Rede define comando estadual no sábado, com presença de Heloísa Helena

Partido busca chapa de consenso

Celso Bejarano Publicado em 05/04/2017, às 19h37

None
heloisasenadora.jpg

Partido busca chapa de consenso

Sábado, 8 de abril, a partir das 9h, o partido Rede Sustentabilidade,  promove Conferência Estadual para escolha da nova direção, no plenarinho da Câmara Municipal de Campo Grande. A ex-senadora e ex-candidata à Presidência da República, hoje coordenadora de Organização e presidente da Fundação da Rede, Heloísa Helena, confirmou que vem ao evento.

A advogada Tatiana Ujacow, fundadora do partido, em Mato Grosso do Sul, coordenadora executiva estadual e porta-voz da Rede em Campo Grande, disse que o propósito da sigla é formar uma chapa de consenso cujos nomes dos integrantes ainda não foram divulgados.

Tatiana, também professora universitária, disse que a chapa será conhecida no sábado e, ali na conferência, os membros da Rede definem quem vai comandar o partido. “Nosso interesse agora é compor, fortalecer o partido”, afirmou a fundadora estadual da Rede.

Quanto à vinda da ex-senadora, Tatiana disse que a ex-senadora Heloísa tem uma “séria trajetória de ética, decência na política” e que sua missão na conferência é a de “falar sobre os objetivos da Rede, dos princípios do partido”.

A Rede, segundo a assessoria de imprensa do partido, está ouvindo as instâncias estaduais em todo o Brasil sobre os parâmetros para realização das conferências municipais com o objetivo de avaliar o funcionamento da sigla nos municípios.

Por isso, no encontro de sábado, além de Heloísa Helena, estará o coordenador de organização da Rede, Tacius Fernandes.

A Rede Sustentabilidade foi reconhecida oficialmente como partido pelo TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, em setembro de 2015. Na eleição de 2016, a primeira que o partido disputou nacionalmente, foi eleito o primeiro vereador pelo partido no Mato Grosso do Sul, Eduardo Romero, em Campo Grande.

Embora a conferência tenha decisões de voto para escolha dos representantes do partido, a conferência é aberta para todos que quiserem conhecer mais sobre a Rede, inclusive com filiações durante o evento.

Heloísa Helena

Heloísa Helena é enfermeira, professora e filiada à Rede. Foi eleita senadora pelo estado de Alagoas, em 1998. Disputou a presidência da República, em 2006. Atualmente é vereadora em Maceió, pelo segundo mandato consecutivo, sendo nos dois a candidata mais votada.

A Rede

A Rede tem um modo diferente de decisão, onde há uma consulta de todos os membros , ou seja, de horizontalidade. É o único partido que tem data para acabar, caso assim decidam seus filiados, isto porque em seu estatuto o partido definiu que após a fundação num prazo de 10 anos será feita uma consulta com os filiados para avaliar se a Rede cumpriu o seu papel e se deve continuar. No partido não há um presidente, mas um colegiado que decide.

A Rede, segundo a assessoria, tem posições bem definidas sobre assuntos que estão em discussão nacionalmente.

Um deles é que desde a cassação de Dilma Roussef (PT) o partido defende a cassação da chapa que disputou a presidência, isto incluindo o atual presidente Michel Temer (PMDB). É contra a PEC 2015 que trata da discussão de novas regras para marcação de terras indígenas. A PEC pretende retirar do Executivo a função de delimitar terras indígenas, transferindo essa função para o Congresso Nacional.

Jornal Midiamax