Presidente da CCJ quer volta da doação de empresas para campanhas eleitorais

Edson Lobão (PMDB) vai acelerar votação de tema na Comissão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Edson Lobão (PMDB) vai acelerar votação de tema na Comissão

A assessoria do senador Edison Lobão (PMDB) confirmou que o parlamentar, presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), deve levar à votação na comissão uma PEC que pode trazer de volta as doações eleitorais por parte de empresas. 

As informações são do Estadão Conteúdo. Segundo a reportagem, Lobão deve nomear nos próximos dias um relator para a PEC 113C/2015, que trata do tema das doações para companha por parte de pessoas jurídicas. 

Após elaboração do relatório, Lobão já pretende encaminhar o  texto para votação na CCJ, segundo sua assessoria. O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados, em 2015, e se for aprovado por duas vezes pelo Senado, pode ser encaminhado para sanção do presidente Michel Temer (PMDB).

Para o senador Armado Monteiro (PTB), o financiamento de campanha por empresas é uma alternativa à proposta de criação de um fundo eleitoral abastecido com verbas públicas, estimado em R$ 3,6 bilhões.Presidente da CCJ quer volta da doação de empresas para campanhas eleitorais

“Vamos, sim, fazer uma articulação no colégio de líderes para promover um acordo e examinar isso com celeridade na CCJ. Tenho total disposição de fazer com que prospere, por causa do tempo”, disse o senador.

A Câmara dos Deputados agendou para esta terça-feira (22) a votação que pode aprovar a criação do fundo eleitoral com recursos públicos. As críticas da opinião pública ao fundo fizeram com que muitos parlamentares defendessem a volta do financiamento privado.

Além de Monteiro e Lonão, são favoráveis à proposta Renan Calheiros (PMDB), Fernando Collor (PTC), Aécio Neves (PSDB), Tasso Jereissati (PSDB), o vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), e o antigo relator da PEC, Antônio Carlos Valadares (PSB).

Conteúdos relacionados