Por 17 votos a 5, Assembleia aprova PEC do Teto dos Gastos
Emenda do PT foi rejeitada pelo plenário
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Emenda do PT foi rejeitada pelo plenário
Os deputados estaduais aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (18), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que impõe um limite nos gastos dos poderes estaduais até 2028.
A proposta, de autoria do Executivo Estadual, estabelece que as despesas do governo, Assembleia, TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), MPE-MS (Ministério Público Estadual) e Defensoria Pública, obedecerão valores máximos de programação.
Na prática, os poderes só poderão gastar mais se a receita aumentar. Os limites restringem o crescimento de gastos ao resultado da aplicação do IPCA (índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo), acumulado no período de 12 meses, encerrado em abril do exercício anterior ao que se refere a lei orçamentária, acrescido de 20% do crescimento real da Receita Corrente Líquida. A medida ainda estabelece que o referido percentual poderá ser elevado a até 50%, dependendo do comportamento da receita.
Para o líder do governo na Assembleia, deputado Rinaldo Modesto (PSDB), a PEC não limita a ação do governo, que continuará, na avaliação do tucano, a fazer investimento ‘na medida do possível’.
A PEC foi aprovada com 17 votos favoráveis e cinco contrários, além da bancada petista, Lídio Lopes votou não. Apenas o deputado Coronel David (PSC), da base aliada, não estava no plenário na votação da matéria.
Emenda
Também por 17 votos, os deputados rejeitaram a emenda proposta pela bancada petista que excluía da PEC investimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O deputado João Grandão (PT), chegou a pedir que os colegas reconsiderassem o voto, enquanto Amarildo Cruz, também do PT, comparou a PEC ao ato de colocar uma camisa de força em uma pessoa saudável. Pedro Kemp (PT) destacou que a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) já normatiza os gastos estatais, e que a proposta apenas ‘engessa’ investimentos públicos em Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Operação fecha bares da 14 e três proprietários são levados para a delegacia em Campo Grande
- Idoso passa mal durante café da manhã e morre nas Moreninhas em Campo Grande
- Aos 112 anos, idoso de Campo Grande rebate Guinness Book e afirma ser o homem mais velho do mundo
- Mãe e filho morreram em acidente na BR-163 entre caminhonete e caminhão
Últimas Notícias
Avião com destino a Campo Grande colide com outro no pátio de aeroporto de Congonhas
Acidente que envolveu duas aeronaves da Latam ocorreu por volta das 8h24 e, segundo a empresa, ‘não colocou em risco nenhum passageiro ou tripulante de ambos os aviões’
Limpeza pública de Dourados vai custar mais de 48 milhões aos cofres da prefeitura
Abertura de proposta da licitação iniciada pela administração de Ala Guedes (PP) acontece no dia 17 de dezembro
Ex-secretária em Ladário que concorreu para para vereadora é afastada por assédio eleitoral
Pedido de afastamento do atual prefeito do município foi indeferido
Jardim Noroeste deve receber primeira escola estadual de ensino integral em 2025
REE ampliará 12 mil vagas para escolas de período integral em MS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.