Pular para o conteúdo
Política

Políticos brigam para expor faixas em comemoração ao aniversário da cidade

Presidente da Câmara registrou boletim de ocorrência
Arquivo -

Presidente da Câmara registrou boletim de ocorrência

O mandato de 2017 dos vereadores de – distante 234 km da Capital – mal começou, mas os ânimos na cidade estão exaltados. Após a disputa política dentro da Câmara, que culminou com intervenção judical sob as eleições para a mesa direta, o motivo da briga entre os políticos é uma faixa. Isso mesmo, uma faixa. O presidente do PTB na cidade, e o presidente da Casa Legislativa, quiseram homenagear Guia Lopes pelos 79 anos que a cidade comemora de fundação, no domingo (19). O Presidente alegou que a faixa do outro era ‘ilegal’, e a substitiu por outra da Câmara dos Vereadores. Toda a confusão acabou com boletim de ocorrência e promessa de processo judicial.

Presidente do PTB, Cláudio Lopes foi candidato às eleições, e pendurou uma faixa na principal Avenida da cidade, a Visconde de Taunay. “Presidente do PTB Municipal Cláudio Marques parabeniza Guia Lopes da Laguna pelos seus 79 Anos”, dizia a faixa. Então, alegando que o poder legislativo já estava autorizado a pendurar a faixa, a mensagem foi substituída por uma encabeçada pelo Presidente da Casa, Ademir Souza Almeida (DEM). Equipes da Prefeitura foram até a Avenida e retiraram a mensagem do presidente do PTB.

“O mais interessante é que a camionete da secretaria de obras que tirou a faixa,  assim que abordei os funcionários da prefeitura eles me disseram que a ordem foi dada não pelo secretário de obras, mas sim pelo vereador”, afirmou Cláudio. Ele gravou um vídeo sobre o caso:

 

 

 

 

 

 

Tira faixa, coloca faixa, rasga faixa

A faixa colocada pelo poder legislativo afirmava o seguinte: “Presidente do Poder Legislativo Vereador Ademir Bíu e demais vereadores parabenizam toda a comunidade lagunense pelos 79 anos de criação”. A mensagem não ficou muito tempo ali. O presidente da Casa Legislativa acusou Cláudio de ter rasgado a nova faixa. Ademir, que foi reconduzido ao cargo recentemente, registrou boletim de ocorrência e afirma que irá processar o colega do PTB.

“Tem um vereador bem famoso pelas confusões aqui na cidade e ele colocou uma faixa sem autorização na via pública e é um local onde já tinha sido autorizado a gente colocar uma nossa do Poder Legislativo e a Prefeitura é autorizada a colocar outra faixa”. Ademir apresentou um requerimento da Câmara, encaminhado para o gabinete da Prefeitura, em que a Casa pedia autorização para expor a mensagem. 

Sobre a faixa estampar o nome do presidente da Casa, no entanto, ele respondeu, que “está do presidente da Casa e demais vereadores, significa a Câmara representada”.

Confusão na Câmara

A solenidade de posse do executivo e legislativo na Câmara Municipal de Guia Lopes da Laguna -234 km de -, já iniciou as atividades legislativas de 2017 com confusão. Ademir foi acusado de ter ‘fraudado’ – direta ou indiretamente – a votação para Chefe da Casa de parlamentares.

Um decisão judicial, acompanhou o entendimento, e interpretou que o pleito vencido por Ademir transgrediu uma norma municipal. No entendimento da magistrada, a disputa pela presidência da Câmara deveria seguir o rito da Lei Orgânica Municipal. No caso, a eleição do presidente do legislativo municipal deveria ter sido conduzida pelo vereador mais antigo de idade, o que não aconteceu. (Texto alterado às 13h17 para correção de informações).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados