No plantão de fim de ano, cadastro biométrico leva em média 20 minutos
Confira quais são os postos de atendimento
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Confira quais são os postos de atendimento
Os últimos dias do ano costumam ser ‘de paradeira’ por conta dos recessos. A Justiça Eleitoral, porém, segue de plantão para que os eleitores façam cadastramento biométrico. Os 50 guichês de atendimento somados ao movimento mais fraco resultam em um período bom para quem quer evitar filas. As portas estão abertas das 8h às 17h de terça à sexta. Sábado o atendimento vai de 8h às 14h no Memorial da Cultura até o dia 8 de janeiro quando os trabalhos voltam à normalidade.
De acordo com o chefe de cartório Wilson Borba, o espaço foi cedido pelo governo do Estado e adaptado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) para atendimento ao eleitor até o fim do prazo para biometria, 18 de março de 2018. Quem não se adequar até esta data, terá o título cancelado e corre o risco de perder o CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Antes do recesso, a média de atendimento era de 1.600 pessoas por dia. Agora, durante o plantão, o número caiu para 700. “Então o tempo médio de atendimento é de 20 minutos. Claro que depende do movimento, mas temos capacidade para atender a todo o eleitorado”, disse. São 590 mil eleitores somente em Campo Grande. Destes, 340 mil já estão cadastrados ao novo sistema.
Para isso, eles precisaram ir ao ponto de atendimento portando RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) originais e xerox. No local a cópia custa R$ 0,15. Levar o título não é obrigatório, mas recomenda-se apresentá-lo. Após o cadastramento outro título será gerado, invalidando o antigo.
Também está em funcionamento o CAE (Central de Atendimento ao Eleitor) do Parque dos Poderes, além do Cijus (Central Integrado de Justiça), porém com horário reduzido, das 8h às 14h.
Os locais só não funcionarão aos domingos e no dia 1º de janeiro, próxima segunda-feira. Os serviços pausados durante o recesso – nos fáceis e secretaria do TRE-MS – retornarão ao normal a partir do dia 08 de janeiro.
Em família
Vera de Almeida, 50 anos, é dona de casa e foi junto com a filha, Mirian Almeida, 24 anos, fazer o cadastramento. O marido, Odair Barbieri, 36 anos, também aproveitou para se regularizar. Ele é caminhoneiro e como está de folga resolveu aproveitar o tempo livre.
“A gente chegou a agendar pela internet, mas tivemos que desmarcar porque fomos viajar. Agora está tudo resolvido”, disse. A filha tem deficiência auditiva e mesmo sem funcionário habilitado em Libras o atendimento ocorreu dentro da normalidade.
Economia
Recém-formada em Ciência da Computação, Raquel Soares, 21 anos, não ficou parada quando viu a movimentação nos locais de atendimento. Enquanto não pega o diploma do curso que concluiu, ela comprou uma máquina de plastificar documentos e está todos os dias em frente ao Memorial da Cultura, localizado na Fernando Corrêa. Cobra R$ 3 por título plastificado.
“Enquanto espero meu diploma não posso ficar parada. Trabalho também com venda de café e salgados, mas até março vou estar aqui”, contou ela que atende 400 pessoas por dia em época de movimentação e cerca de 200 agora no recesso.
Outras duas pessoas fazem o mesmo. “Depois que eu vim aumentou a concorrência, mas já está tudo bem”, contou se referindo às outras duas máquinas disponíveis para o mesmo serviço. “Tem espaço pra todo mundo”.
Boato
No mês passado, circulou nas redes sociais mensagem propagando a informação errada de que quem perder o prazo pagaria multa de R$ 150 mil, além do invalidação da CNH. Não há multa e sim cancelamento do título de eleitor, impossibilidade de tirar novos documentos, incluindo passaporte, tomar posse de cargos públicos, renovar ou efetuar matriculas em instituições públicas.
No entanto, segundo o chefe de cartório, para uma coisa o boato serviu. “Todo mundo veio fazer o cadastramento com medo da multa que não existe”, contou. Vale lembrar que em todos os demais municípios do interior do estado, o cadastramento da biometria está disponível, porém é realizada de forma facultativa.
Endereços
• Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho
(Atendimento por ordem de chegada) – Telefone: (67) 3321-7244
Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro.
• Central de Atendimento ao Eleitor
(Atendimento com e sem agendamento) – Tel: (67) 2107-7242
Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180 – Parque dos Poderes.
• CIJUS (Centro Integrado de Justiça)
Rua 26 de Agosto, esquina com Calógeras.
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