Estado teve 11 mil casos de violência contra a mulher no 1º semestre

Com 11 mil casos no primeiro semestre deste ano, Mato Grosso do Sul possui a maior taxa de mulheres vítimas de violência, informou o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Professor Rinaldo (PSDB). Ele ocupou a tribuna para falar sobre o assunto na quinta-feira (31).

“Infelizmente, Mato Grosso do Sul possui a maior taxa de mulheres vítimas de violência, sendo ainda o terceiro Estado em casos de estupro e o quinto em casos de feminicídios. Fazer uma campanha voltada aos jovens e adolescentes é fundamental para que não reproduzam o ciclo da violência no ambiente doméstico e familiar. As estatísticas mostram como é importante quebrar o silêncio das vítimas”, disse.

Rinaldo é autor da lei que implantou o Programa Maria da Penha vai à Escola, instituído em 29 de dezembro de 2016. Na campanha realizada durante todo o mês de agosto, foram promovidas ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários para a divulgação da Lei Maria da Penha.

“Centenas de alunos das escolas estaduais participaram de atividades educativas. É importante, pois é necessária a conscientização pelo fim da violência contra as mulheres desde a base”, destacou Professor Rinaldo.

Conforme a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado, responsável pelo Programa Maria da Penha vai à Escola, foram realizadas ações em cerca de 60 municípios de Mato Grosso do Sul, através de parcerias com diversas entidades, como prefeituras, Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), polícias, OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), TJ-MS (Tribunal de Justiça), MPE-MS (Ministério Público Estadual) e igrejas.