Pular para o conteúdo
Política

Ministro Fachin mantém ação contra Lula enquanto empreiteiro negocia delação

Defesa quis suspender ação até ter acesso a documentos
Arquivo -

Defesa quis suspender ação até ter acesso a documentos

O fato de um juiz marcar prazo de alegações finais enquanto há rumores de delação premiada não demonstra qualquer ato ilegal que prejudicaria a defesa. Assim entendeu o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, ao negar pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e manter em andamento processo ao qual ele responde em Curitiba.

A defesa tentava suspender uma das ações penais ligadas à operação “lava jato” até ter acesso a documentos trocados entre o Ministério Público Federal e os empresários Aldemário Pinheiro Filho — conhecido como Léo Pinheiro — e Agenor Franklin Magalhães, da OAS.

O pedido foi feito depois que veículos de imprensa divulgaram tratativas de acordo.

Fachin não viu irregularidade em ação penal contra o ex-presidente Lula.
O juiz federal Sergio Moro considerou não ser cabível a exigência da apresentação de informações sobre “eventual e incerto acordo de colaboração não celebrado”, mas acolheu pedido para que o MPF, nas alegações finais, informe se o acordo tiver sido celebrado, caso não esteja sob sigilo decretado por outro juízo.

Os advogados Roberto Teixeira, Cristiano Zanin e José Roberto Batochio diziam que, se a Súmula Vinculante 14 reconheceu a garantia de ampla defesa, contraditório e devido processo legal, inclusive em inquéritos, a mesma regra deve ser aplicada a outras formas de obtenção de prova, como a colaboração premiada.

Fachin não viu qualquer ilegalidade evidente que justificasse a suspensão do processo nem ofensa à súmula — que garante ao defensor acesso amplo aos elementos de prova.

Segundo ele, não existem hoje elementos seguros sobre concretização do acordo de colaboração. O ministro rejeitou pedido de liminar, mas ainda deverá analisar o mérito posteriormente.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Eletricista esquece chave dentro de carro e veículo é furtado em 30 segundos

br-163

‘Parece piada’, diz Rodolfo Nogueira sobre CCR MSVia concorrer novamente à BR-163

Gripe aviária no Brasil: o que se sabe até o momento

moraes

STF livra dois oficiais do Exército de ação de golpe; saiba quem são

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

Identificada mulher que morreu em acidente com o marido na BR-262

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Tom Cruise quer atuar por mais quatro décadas

Tom Cruise está longe de pensar em aposentadoria. Durante a première de Missão: Impossível – O Acerto de Contas em Nova York, o astro de Hollywood afirmou ao The Hollywood Reporter que pretende continuar atuando por, no mínimo, mais quatro décadas. “Eu disse que faria filmes até os 80 anos; na verdade, vou fazê-los até … Continued

Le Blog Maria Antonia

Show de Alok no Pacaembu promete pirotecnia, drones e inovação

O DJ Alok, 33, promete surpreender o público de São Paulo com um espetáculo inédito. No dia 28 de junho, ele apresenta sua nova turnê, “Aurea”, na Arena Mercado Livre Pacaembu, localizada na zona oeste da capital paulista. A proposta é entregar uma versão pirotécnica e ampliada do show apresentado no icônico festival Coachella, nos … Continued

Le Blog Maria Antonia

Inspiração em alta-costura mexicana e 700 horas de trabalho: o vestido Dior da atriz Natalie Portman em Cannes 2025

Natalie Portman retornou ao tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes com vestido alta-costura Dior para a exibição de “Eddington” deslumbrante. A atriz apostou em uma criação Dior em tule e veludo preto, bordada com escamas prateadas. De acordo com a “Vogue” da França, o vestido de Natalie foi total inspirado no modelo de … Continued

Cotidiano

Família procura por idoso com Alzheimer que saiu para caminhar e desapareceu em Campo Grande

Geraldo foi visto pela última vez próximo ao supermercado Fort, na Cafezais