Metade investigados no STF, senadores querem barrar afastamento de Aécio
Senadores precisa de apoio de 41 senadores; 44 são investigados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Senadores precisa de apoio de 41 senadores; 44 são investigados
A batalha iniciada nesta terça-feira (26) entre Legislativo e Judiciário, com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de afastar o senador Aécio Neves (PSDB) do cargo no Senado, deve terminar com os parlamentares do lado do tucano.
Preocupados que a decisão dos ministros do Supremo seja aplicada também a eles – pelo menos 44 dos 81 senadores são alvo de alguma investigação no STF, mais da metade das cadeiras da Casa -, os parlamentares têm pedido que o presidente do Senado, Edison Lobão (PMDB), leve o caso de Aécio para votação no plenário.
Pedidos também partiram de partidos da oposição, como PT e PCdoB. Os senadores afirmam que o afastamento fere a Constituição, que prevê a retirada dos parlamentares do cargo apenas em casos de “flagrante delito de crime inafiançável”.
“O Supremo extrapolou a interpretação da Constituição. É uma teratologia patente o que se fez ontem [terça]. Aplicou-se sanções que não estão previstas”, disse o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), vice-presidente do Senado, nesta quarta-feira (27).
A equipe do presidente Michel Temer (PSDB) também acompanha a decisão do STF de perto. Aliado importante dentro do PSDB, Aécio é considerado peça chave para manter o apoio dos tucanos ao governo.
Analistas preveem que a votação a respeito do afastamento de Aécio ocorra ainda nesta quinta-feira (28) no Senado, após decisão do presidente Eunício Oliveira. O tucano precisa de apoio de 41 votos para manter-se no cargo. Senadores acreditam que o número será facilmente alcançado.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.