Pular para o conteúdo
Política

Janot pede mais prazo para inquérito no STF contra Aécio, Paes e Delcídio

 A partir da delação de Delcídio do Amaral
Arquivo -

 A partir da delação de Delcídio do Amaral

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer favorável à continuidade do inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-prefeito do Eduardo Paes (PMDB-RJ).

O ex-prefeito é alvo de apuração sobre suposta maquiagem de dados para esconder a existência do mensalão tucano, em 2005, durante os trabalhos da CPI dos Correios, que investigou o mensalão do PT. O inquérito foi aberto a partir da delação premiada do senador cassado .

Segundo Delcídio, os dados fornecidos pelo extinto Banco Rural à CPI dos Correios atingiriam o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), “em cheio”, se não tivessem sido “maquiados” pela instituição financeira.
Além de Aécio e Eduardo Paes, Clésio Andrade, ex-vice-governador de Aécio, e Delcídio, presidente da CPI, são alvos do inquérito.

Todos eles negam os fatos narrados por Delcídio.

Eduardo Paes chegou a pedir o arquivamento do caso em relação a ele por considerar que eram inconsistentes as declarações de Delcídio. O peemedebista alegou, ainda, que o depoimento do senador cassado é inverídico.

O parecer de Janot

Rodrigo Janot frisou que Delcídio era o presidente da CPI na ocasião e que afirmou ter sido procurado por Eduardo Paes, na condição de emissário de Aécio. A intenção seria prorrogar prestação de informações do Banco Rural para permitir que a instituição “falseasse informações a serem remetidas”.

“O relato que instruiu a o requerimento de instauração de inquérito foi dado pelo senador que presidiu a CPMI dos Correios [Delcídio]. Nessa condição, é ele a testemunha mais qualificada em relação aos fatos. Portanto, de modo algum seu depoimento poderia ser simplesmente desprezado”, afirmou o procurador.
Janot lembrou que inquérito não equivale à antecipação de juízo de culpa e que a intenção da PGR é, neste momento, apurar os fatos.

“Ao final das apurações, a opinião conclusiva será resultado do exame cuidadoso e responsável pelo Ministério Público Federal, sempre mediante o devido controle do Poder Judiciário. O prosseguimento do inquérito não equivale a nenhuma antecipação de juízo de culpa nem de condenação.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gérard Depardieu é condenado a 18 meses de prisão por agressões sexuais

Ministro da Defesa terá de explicar a razão pela qual autorizou uso de avião da FAB para o transporte de Janja

cpi bets

[ BASTIDORES ] Nem clima quente na CPI barrou ‘follow’

Grupo criminoso do ‘tribunal do crime’ que fez três vítimas em MS é preso pela polícia

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Motociclista foge a 100 km/h e perseguição termina em acidente com viatura no Universitário 

Últimas Notícias

Cotidiano

Com sol e tempo seco, temperaturas permanecem amenas em MS

Previsão desta quarta-feira indica máxima de 31°C na região sudeste e pantaneira

Polícia

Carro de namorado preso por desaparecimento de mulher em MS tinha vestígios de sangue

Bombeiros fazem buscas por Thácia que teria caído no Rio Aporé

Le Blog Maria Antonia

Zara celebra 50 anos com 50 supermodelos em campanha icônica

Zara lançou a campanha “50 Years, 50 Icons”, reunindo 50 supermodelos de diferentes gerações em um vídeo dirigido pelo renomado fotógrafo Steven Meisel. A campanha apresenta as modelos dublando a icônica música “I Feel Love” de Donna Summer, vestindo peças da nova coleção da marca.as brasileiras, Adriana Lima e Carol Trentini participaram de campanha No … Continued

Le Blog Maria Antonia

De Niro critica Trump ao receber Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes

Robert De Niro recebeu Palma de Ouro honorária em Cannes 2025. No Festival de Cannes 2025, Robert De Niro, de 81 anos, foi homenageado com a Palma de Ouro honorária, entregue por Leonardo DiCaprio. Durante a cerimônia de abertura, na Riviera Francesa, os atores celebraram com um beijo e um abraço no palco. Crítico implacável … Continued