Pular para o conteúdo
Política

Heloísa Helena defende cassação de chapa Dilma-Temer e não descarta candidatura

Ela afirma a vontade de enfrentar rivais no Congresso
Arquivo -

Ela afirma a vontade de enfrentar rivais no Congresso

A ex-senadora Heloísa Helena, da , de passagem em Campo Grade neste sábado, dia 8, para eleição da Executiva estadual do partido, comentou sobre a cassação da chapa Dilma-Temer, em julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para a ela a chapa tem que ser cassada e ser feita outra eleição.

De acordo com Heloísa, que é coordenadora de organização da Rede nacionalmente, não há dúvida de que essa chapa tem que deixar o comando do país e estão todos envolvidos e sendo investigados na Operação Lava Jato.

“Além da demagogia eleitoral e mentiras das mais diversas, é uma eleição que já foi provado que foi por meio de investigados pela Lava Jato e tem que ser cassada. Qualquer país sério não pode ter medo de eleição e da democracia. Nós sempre lutamos por nova eleição, além de tudo, é uma chapa de demagogia política, mentiras e farsa intelectual”, destacou Heloisa.

Candidata?

Ao ser questionada se ela irá ser candidata a algum cargo na eleição de 2018, como senadora ou deputada, a ex-senadora lembra de grandes rivais e sua vontade de enfrenta-los.

“Eu sempre tive vontade de enfrentar Renan Calheiros, Fernando Collor de Melo e outros mais que são queridinhos, tratados como companheiros por Lula, Dilma, Temer e companhia. A grande questão é que tenho a obrigação de me preocupar com a clausula de barreira. Dessa forma, é uma discussão que vamos fazer nacionalmente”, explicou.

Ainda de acordo com ela, o partido não tem uma decisão tomada ainda sobre o papel que poderá contribuir na campanha eleitoral. “Posso não ser candidata e ajudar na campanha ou cumprir meu trabalho em meu Estado sendo candidata regional. Vamos ver como as cisas vão se definir até o ano que vem”.

Com relação ao partido em Mato Grosso do Sul, ela enfatiza que não será imposto nada, mas que a sigla terá nomes na disputa de todos os cargos em 2018.

“Essa é uma discussão a ser feita por eles, mas com certeza haverá candidatura ao senado, governo, deputado estadual e federal, por que é algo muito importante. Esse é o momento, mesmo com esse processo eleitoral horroroso, temos a obrigação de despertar no imaginário popular uma alternativa a essa farsa intelectual que se apresenta como a única forma de fazer política, onde se dividem em dois grupos dominantes. De qualquer forma é algo que cada Estado vai debater com toda autonomia que têm”, finalizou.

Cláusula de Barreira

Também conhecida como cláusula de exclusão ou cláusula de desempenho, é uma norma que impede ou restringe o funcionamento parlamentar ao partido que não alcançar determinado percentual de votos, segundo a Agência Senado.

O dispositivo foi aprovado pelo Congresso em 1995 para ter validade nas eleições de 2006, mas foi considerado inconstitucional pela unanimidade dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sob o argumento de que prejudicaria os pequenos partidos.

A regra determinava que os partidos com menos de 5% dos votos nacionais não teriam direito a representação partidária e não poderiam indicar titulares para as comissões, incluindo CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Também não teriam direito à liderança ou cargos na Mesa Diretora. Além dessas restrições, perderiam recursos do fundo partidário e ficariam com tempo restrito de propaganda eleitoral em rede nacional de rádio e de TV.

A adoção dessa medida está em votação no Senado Federal, ressuscitando uma discussão de quase 20 anos atrás.

Foto: Cleber Gellio/Midiamax

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Como usar o ChatGPT e a inteligência artificial para analisar dados e apostar com mais estratégia

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Direita realiza adesivaço pró-Bolsonaro na Afonso Pena com pedidos de Fora Lula e Moraes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã

Política

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

No pedido, os deputados argumentam que as restrições judiciais aplicadas ao ex-presidente são "severas e desproporcionais"

Esportes

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

O confronto foi marcado por falhas defensivas do time carioca e pelo fim do jejum de gols do atacante Vitor Roque