Ex-ministro Geddel vira réu por impedir delação sobre esquema da Caixa
Ele teria tentado impedir depoimento de Lúcio Funaro
Arquivo –
Ele teria tentado impedir depoimento de Lúcio Funaro
O ex-ministro Geddel Vieira Lima se tornou réu nesta terça-feira (22) por tentativa de obstruir investigações conduzidas pela Polícia Federal, que apuram repasses irregulares por fundos da Caixa Econômica Federal, após a Justiça aceitar uma denúncia apresentada pelo MPF.
De acordo com a denúncia, apresentada na semana passada, o ex-ministro teria pressionad a esposa de Lúcio Funaro, Raquel Pitta, para tentar impedir que o doleiro assinasse um acordo de delação premiada com a PGR (Procuradoria-Geral da República).
O acordo entre Funaro e PGR também foi assinado nesta terça-feira. O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, considerou que há “plausibilidade das alegações” do MPF, acolhendo a denúncia.
O juiz também incluiu laudos da Polícia Federal como base para o inquérito. A PF encontrou, em perícia no celular do ex-ministro, 17 tentativas de contato entre a esposa de Funaro e Geddel, em um período de 19 dias. Destas, 16 ligações partiram do réu.
Também é destacado pelo juiz um depoimento prestado por Lúcio Funaro , que relatou ter sentido “receio sobre algum tipo de retaliação contra sua família” por parte de Geddel.
Funaro disse, em depoimento à Polícia Federal, que orientava sua esposa a sempre atender às ligações de Geddel e dizer que o doleiro estava tranquilo, “para transmitir a ideia de que não tinha a intenção de firmar acordo de colaboração”.
Segundo o relatório da PF, Funaro sentia “que estava sendo monitorado e em dado momento passou a ter receio sobre a segurança de sua esposa e filha, já que faziam deslocamentos para o presídio da Papuda [onde Funaro está preso] em estrada pouco movimentada”.
Geddel chegou a ser preso no ínicio de julho por conta das acusações, mas recebeu o direito de cumprir regime domiliar. O ex-ministro terá dez dias para apresentar sua defesa às acusações da Justiça.
Notícias mais lidas agora
- Governo revoga mudanças no Pix após repercussão negativa
- 40 ovos por dia: nutricionista avalia dieta de Gracyanne Barbosa e aponta perigos
- Homem que matou empresária em SP é preso na linha internacional em Ponta Porã
- ‘Operação Snow’: Morador de condomínio de luxo resiste, mas é preso com armas e drogas em Campo Grande
Últimas Notícias
Idosa com Alzheimer espera por cirurgia de marcapasso há 10 dias na Santa Casa
Hospital alega dificuldades financeiras, mas que comprou material nesta semana
Jovem sofre atentado a tiros após ser ameaçado por facção criminosa em Sidrolândia
Rapaz foi ferido por três tiros, sendo dois nas costas e um no braço
Foragido, despachante pivô de fraudes no Detran-MS ‘aparece’ e alega denúncia genérica do MPMS
Defesa de David Chita tenta anular decisão que tornou despachante e três servidores réus em ação penal
Indígena ensina receita de bronzeador que deixa ‘pele dourada’ e vira sucesso em clube de Campo Grande
Neste período que as praias estão “igual formigueiro” a intenção é sempre a mesma: curtir o mar, descansar da rotina e, é claro, retornar para casa com aquele bronze. Mas, ao mesmo tempo, ninguém quer exagerar no sol e ficar toda ardida, por exemplo. E quem não pode ir para o litoral, também dá os…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.