Pular para o conteúdo
Política

Deputados acreditam em forte debate sobre a reforma da previdência em MS

Para eles manifestações influenciaram mudança
Arquivo -

Para eles manifestações influenciaram mudança

Os deputados estaduais acreditam que o debate sobre a reforma da previdência no Estado e ao chegar na Casa de Leis, será forte e intenso. Para eles, a retirada dos servidores estaduais e municipais do projeto enviado pelo presidente da República Michel Temer (PMDB) foi uma estratégia para dividir o “abacaxi” e sair do foco dos protestos de todo o país.

Pedro Kemp, parlamentar petista, é um dos que se posiciona contra a esta reforma e segundo ele, Temer fez uma manobra. “Com certeza ele viu que o negócio estava ficando feio pra ele, com só diversos protestos em todo o país contra a proposta e o foco era ele. Dessa forma, ele decidiu dividir o problema com os governadores. Cada vez mais ele mostra a que veio, que é prejudicar os trabalhadores”.

Mauricio Picarelli, deputado pelo PSDB, mesmo partido do chefe do executivo estadual Reinaldo Azambuja, enfatiza que é preciso a reforma, mas de fato deve ser muito bem debatida com todos. “Sabemos que é necessário, mas é um assunto polêmico, que vamos debater com muito cuidado aqui na Casa e sem dúvida tem que ser conversado entre todos envolvidos. Eu particularmente acho que 65 anos é muito para aposentadoria”.

Flavio Kayatt, também do PSDB, destacou que cada Estado tem suas peculiaridades e é válido dar ao governo estadual definir esta questão, como já estava em Mato Grosso do Sul. “Não vejo como covardia a atitude de Temer, mas uma estratégia sim. Agora vai ser enviado para nós pelo governo estadual e um amplo debate será feito na Casa”.

Renato Câmara, do PMDB, mesmo partido de Temer, enfatizou que agora eles terão maior oportunidade de participar das discussões e debates sobre o tema. “O governo federal viu que estava ocorrendo toda uma revolta por parte dos servidores e resolveu dividir o ônus com os Estados. Assim que chegar para nós analisarmos vamos debater profundamente o tema”.

Mudança

O governo federal retirou do projeto original os servidores estaduais e municipais, deixando a cargo dos Estados e Municípios. Segundo o jornal Estado de , a decisão do presidente Michel Temer de retirar os servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência, anunciada na terça-feira, deixou 86% do funcionalismo público em atividade no País fora do alcance da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que altera as regras de aposentadorias e pensões em tramitação no Congresso Nacional.

Ainda de acordo com a publicação, do total de 6,214 milhões de servidores públicos (federais, estaduais e municipais), 5,362 milhões não farão parte da reforma depois que o presidente cedeu às pressão dos grupos organizados e parlamentares e anunciou anteontem o recuo na proposta. O cálculo foi feito pelo consultor legislativo do Senado e especialista em Previdência Pedro Fernando Nery.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio se garante nos playoffs e Vasco se complica na Copa Sul-Americana

Preso assaltante que espancou e roubou idoso em Três Lagoas

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle

Últimas Notícias

Brasil

Lula confirma presença em velório de Pepe Mujica

Ainda na China, onde cumpre visita oficial, o presidente concedeu uma entrevista coletiva

Trânsito

Motorista fica ferido em tombamento de carregada com gado na MS-436

O motorista foi socorrido com ferimentos graves ao hospital

Brasil

País passa a contar com selos de rastreabilidade de plásticos

Os selos se baseiam na plataforma Recircula Brasil

Polícia

Motorista por aplicativo que expôs adolescente na internet é condenado a pagar indenização

Motorista publicou nas redes sociais a imagem da adolescente