Comissão estuda PEC que pode ampliar mandato de presidente para 5 anos

Comissão gerou dúvidas sobre eleições de 2018

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Comissão gerou dúvidas sobre eleições de 2018

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), autorizou, nesta quinta-feira (4) a criação de uma Comissão Especial para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 77/2003, que prevê o fim da reeleição majoritária e aumenta para cinco anos o período do mandato para cargos eletivos. As informações são do Estadão.

“Conforme explicou o secretário-geral da Mesa Diretora, Wagner Soares, o colegiado precisa ser formado para tratar a PEC 77/2003, do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI). A atual Comissão da Reforma Política é um colegiado de estudo e não tinha ainda nenhuma PEC para avaliação do plenário”, explica matéria do Estadão.

Ainda conforme o Estadão, o presidente em exercício afirmou que a maioria dos partidos já indicou os integrantes da Comissão Especial. A instalação da Comissão gerou dúvidas sobre as eleições de 2018, mas uma reportagem do Buzzfeed Brasil explica que não há possibilidade de estender o mandato de Michel Temer (PMDB).

Ao portal, o presidente da Câmara afirmou que a PEC servirá de base para as discussões da reforma política e que “ninguém vai cancelar as eleições de 2018”. Maia enfatizou que “prorrogar os mandatos seria algo inconstitucional”. (Texto alterado às 19h36 para acréscimo de informações).

Conteúdos relacionados

emendas parlamentares stf Análise foi adiada por pedido de vista do ministro Cristiano Zanin (Arquivo, Agência Brasil)