Pular para o conteúdo
Política

Com suspensão de cobrança judicializada, vereadores realizam audiência sobre Cosip

Prefeitura vai cobrar valor retroativo
Arquivo -

Prefeitura vai cobrar valor retroativo

A Câmara Municipal de realiza nesta sexta-feira (23), às 14h, audiência pública para debater a cobrança retroativa da Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública). Nos últimos seis meses de 2016 a taxa não foi debitada do contribuinte por iniciativa dos próprios vereadores.

À época eles alegaram que havia mais de R$ 50 milhões em caixa referente à contribuição e, portanto, não havia necessidade de continuar tributando o cidadão. O então prefeito Alcides Bernal (PP) vetou a proposta, a Câmara derrubou o veto e a questão foi judicializada.

A Prefeitura ingressou com Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) sob alegação de que o Legislativo não poderia aprovar tal texto em época pré-eleitoral. Em 2016 ocorreram as eleições municipais. Inicialmente o entendimento do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) foi por manter a suspensão da cobrança.

No entanto, no julgamento final da Adin, a Corte deu aval para cobrança retroativa do que deixou de ser pago pelo consumidor. O atual prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), afirma que não há o que ser feito, apenas cumprir a decisão judicial. Já os vereadores alegam que a Justiça deixa facultativa a cobrança, ou seja, o Executivo pode escolher se vai arrecadar ou não o valor.

Ao todo são R$ 42 milhões deixados de receber nos seis meses de suspensão da . Marquinhos diz que a única possibilidade que cabe a ele é parcelar os valores até o fim do ano, fato que ainda não ocorreu porque a Câmara Municipal está com recurso para reverter a decisão do TJ-MS. Sendo assim, enquanto não sanar a questão judicial, não se pode cobrar.

Na opinião do prefeito, a audiência pública deveria servir para esclarecer à população que se trata de decisão da Justiça. Contudo, os legisladores querem ‘abrir a caixa preta da Cosip’, segundo disse o vereador Eduardo Romero (Rede). O presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, Papy (SD), já enviou requerimento pedindo ao Município que informe os valores arrecadados pela taxa e gastos com o serviço de iluminação pública entre os anos de 2013 e 2016.

Com suspensão de cobrança judicializada, vereadores realizam audiência sobre Cosip

Foram convidados para participar da audiência representantes da OAB-MS (Ordem dos Advogados do seccional Mato Grosso do Sul), Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Energisa, MPE-MS (Ministério Público Estadual), Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos), Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) e o próprio prefeito. Lembrando que é aberta a participação da população.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bela vista

Câmara de Bela Vista elege novo presidente e primeiro-secretário para Mesa Diretora

Após morte de idoso, Prefeitura de Sidrolândia alega não possuir máquina de tomografia 

VÍDEO: Polícia Civil esclarece suposto sequestro de criança em Sidrolândia

Homem que tentou assassinar João Paulo II pede para ir ao funeral do papa Francisco

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

Vagas para alistamento militar feminino em MS são para hospital, colégio e administrativo

Últimas Notícias

Brasil

Comissão da Câmara aprova porte de arma para oficiais de justiça

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados

Trânsito

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Gunter Hans

No local, o semáforo está desligado há três dias, segundo um leitor do Midiamax

Cotidiano

CCZ confirma 5º caso de morcego infectado com raiva em Campo Grande

Se o animal estiver vivo, a orientação é que o morador o isole com panos ou baldes

Polícia

Foragido com extensa ficha criminal, faccionado é preso pelo Dracco em operação

Homem estava foragido em SP e havia retornado ao crime em MS há 1 mês