Pular para o conteúdo
Política

Com denúncias de corrupção na Sefaz-MS, Márcio Monteiro depõe a Marcos Alex

Secretário é alvo de inquérito civil que apura crime de improbidade administrativa 
Arquivo -

Secretário é alvo de inquérito civil que apura crime de improbidade administrativa 

 

O deputado federal licenciado e titular da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Marcio Monteiro, presidente do diretório regional do PSDB, foi ouvido na manhã desta sexta-feira (2) pelo promotor de justiça e ex-coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação de Especial de Combate ao Crime Organizado), Marcos Alex Vera de Oliveira.

Monteiro é investigado por supostamente conceder incentivos fiscais a empresas ferindo a legislação em vigor, o que configuraria crime de improbidade administrativa. Ele também foi acusado pelo dono da JBS, Wesley Batista, de fornecer notas fiscais frias no suposto esquema de pagamento de propina em troca de benefícios fiscais que existiria no governo estadual desde a gestão de Zeca do PT, que se manteve com André Puccinelli (PMDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB).Com denúncias de corrupção na Sefaz-MS, Márcio Monteiro depõe a Marcos Alex

O depoimento do tucano estava marcado para as 8hs da manhã de hoje. A reportagem esteve na 30ª Promotoria do Patrimônio Público e na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em ambas tanto Marcos Alex, quanto Marcio Monteiro não foram encontrados. Todavia, a assessoria do secretário confirmou que, de fato, ele prestou depoimento.

Por telefone, Monteiro afirmou que não poderia prestar esclarecimentos sobre o inquérito, já que o processo corre sob sigilo. Mas, garantiu que foi o depoimento ‘foi apenas uma conversa’ com o promotor.

A reportagem apurou que a investigação diz respeito à concessão de benefícios fiscais à empresa Gama Comércio Importação e Exportação de Cereais Ltda, com sede em , de propriedade do produtor e empresário douradense Gilmar Toniolli.

O Jornal Midiamax entrou em contato com Toniolli, que não quis se manifestar sobre o assunto.

A Gama teria sido beneficiada pela Sefaz com isenção tributária e privilégios no regime especial com vistas à exportação de grãos. O que prejudicaria a concorrência no setor no Estado, já que a empresa poderia comercializar com mercado exterior sem ter que pagar taxas como o Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul), e sem obrigatoriedade de destinar a operações tributadas quantidade de mercadorias equivalente àquela exportada ou remetida para o fim específico de exportação.

Denúncias

Além da denúncia de improbidade administrativa, Monteiro foi implicado na delação de Wesley Batista, pelas notas fiscais apresentadas para justificar, supostamente, o pagamento de propina a integrantes do governo Reinaldo Azambuja (PSDB).

Além dele, o superintendente de administração tributária, Lauri Luiz Kener, auditor-fiscal concursado do Estado, teria recebido R$ 100 mil de propina do empresário José Alberto Berger, que denunciou e gravou entrega de propina a José Ricardo Guimaro, o Polaco, que agia, diz a denúncia, a mando do ex-secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula (PSDB).

Após as denúncias de pagamento de propina em troca da concessão de benefícios fiscais, o governo revelou que está fazendo auditoria nos contratos com empresas que receberam incentivos da Sefaz. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

fogo no Pantanal

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Últimas Notícias

Mundo

Índia e Paquistão escalam conflito e passam a bombardear alvos militares

Governo da Índia disse ter "neutralizado" o sistema de defesa aérea da cidade paquistanesa de Lahore

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

Precisa de médico? A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta sexta-feira (9) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA … Continued

Polícia

Homem tem vísceras expostas após ser esfaqueado durante briga em MS

Briga aconteceu entre o dono da casa e um empregado de uma empresa

Famosos

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

Gretchen perdeu a linha e quase pediu para sair do Power Couple Brasil 7; entenda o que levou à decisão da Rainha do Rebolado