Tema está em dois projetos na Assembleia

Mensagem nos cinemas e adoção da cor laranja devem reforçar campanhas de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul.

Proposta da deputada Antonieta Amorim (PMDB), aprovada nesta quarta-feira (24), pretende encorajar vítimas a denunciar casos de violação por meio de publicidade do Disque 100 e aplicativo Proteja Brasil (Android/iOS).

“Divulgação dos meios de denúncias certamente coage o agressor e encoraja o agredido a denunciar”, pontuou a peemedebista, via assessoria de imprensa.

Outro projeto, ainda em tramitação, pretende estabelecer o “Maio Laranja” para mobilizar pais e educadores a tratar sobre meios de prevenção junto as crianças e adolescentes.

“Cada oito minutos uma criança ou adolescente é abusado no país. Às vezes, os pais querem falar desse tema e não sabem como fazer”, explicou o deputado Herculano Borges (SD).

Em 18 de maio, foi estabelecido o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Abuso, neste caso, ocorre quando adulto em posição de autoridade estimula sexualmente criança ou adolescente com ou sem contato físico.

Exploração, por sua vez, se caracteriza quando há intenção de lucro financeiro ou de outra espécie, podendo ocorrer por redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.