Senadores cobram esclarecimentos sobre possível declaração de Delcídio

Conselho de Ética se reúne na próxima quarta

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Conselho de Ética se reúne na próxima quarta

Senadores usaram a tribuna da casa nesta segunda-feira (22) para questionar possível declaração do senador Delcídio do Amaral (PTMS) publicada no jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a declaração, Delcídio teria dito a interlocutores que, no caso de cassação, levaria metade do Senado com ele.

O senador Telmário Mora (PDT-RO) pediu para que Delcídio esclarece que se de fato fez essa declaração “Decline os nomes que vossa excelência ache que deverão cair”.

A Rádio Senado veiculou que o senador Cristovam Buarque do DF também solicitou esclarecimentos. Para Cristovam declaração como esta deixa todo Senado em suspeição. “Primeira coisa a saber, a notícia é confirmada ou não? Depende do senador Delcídio. Se ele não confirmar fica como matéria do jornal e ponto. Se ele confirmar a gente precisa exigir que ele conte quais são esses 50 %”.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lembrou que, caso o senador Delcídio negue que tenha feito a declaração é dever do jornal dar o mesmo espaço para a defesa dos parlamentares.  “O senador se não disse isso tem de vir a público e o jornal no mínimo tem que utilizar esse mesmo espaço de capa com o mesmo tamanho de letras para dizer que isso não é verdade, porque do contrário ele coloca a casa inteira em suspeição, a metade dos senadores.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) destaca que esse fato aumenta ainda mais a responsabilidade do conselho de ética. “Os membors do Conselho de Ética tem agora também a responsabilidade de fazer um julgamento isento desse processo. A casa tem de zelar pela instituição, nós individualmente não valemos, o que vale é a instituição. E é por ela que devemos zelar. O Conselho de Ética do Senado deve se reunir na próxima quarta-feira (24) para começar a análise do caso do senador Delcídio do Amaral. 

Conteúdos relacionados

Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)
Câmara de vereadores