A tarde Bernal inaugura Casa dos Conselhos

O prefeito de , Alcides Bernal (PP), participa nesta quarta-feira (26) da cerimonia de entrega de Carteiras de Identificação para as Pessoas com Deficiência, evento organizado pela SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania). O evento acontece no Gabinete da Esplanada, às 9h.

De acordo com a assessoria do município, a secretaria cadastrou 5.860 pessoas no Censo, que indicou pessoas com algum tipo de deficiência. A finalidade da entrega da carteira é facilitar o acesso ao direito à meio entrada em museus, cinemas, shows artísticos, teatros, eventos esportivos e demais eventos culturais e o atendimento prioritário em órgãos públicos e privados, estabelecimentos bancários e comerciais. 

A prefeitura explica que a pessoa com deficiência precisa procurar a SAS ou um dos 19 CRAS munidos com documentos pessoais e uma foto 3×4, para confecção das carteiras.

Na Capital, segundo Censo do IBGE de 2010, existem mais de 203 mil pessoas que possuem algum tipo de deficiência, considerando todas as faixas etárias, quase 24% da população.

A intenção do prefeito, segundo sua assessoria, é cadastrar, nos CRAS, por meio do trabalho dos agentes comunitários de saúde e demais mecanismos públicos o cadastro, para atender 100% das pessoas com deficiência, em especial as cerca de 11 mil pessoas com deficiência que recebem o BPC – Benefício da Prestação Continuada e que residem nos bairros da Capital.

Tarde

No período vespertino, às 15h30, Bernal participa da cerimônia de inauguração da Casa dos Conselhos, localizada na Rua Washington Luis, 87, Bairro Vilas Boas.